Sessão Leitores
15.12.08 - Luis Fernando Ramos
Viva a crise
12.12.08 - Alessandra Alves
Carta ao editor
10.12.08 - Roberto Agresti
Soichiro triste
19.12.08 - Eduardo Correa
O site é de vocês, leitores!
27.10.08 - Luiz Alberto Pandini
Micos brasileiros III
mais
17.12.08 - Ricardo Divila
Ingo, grande Ingo
Grande respeito!
01.12.08 - Ernesto Rodrigues
Lastro ou nitro?
Bate neles, Rubinho!
mais
 
12.03.06
Confira a classificação
12.03.06
Pilotos e Equipes
mais
Home » Leitores » Comente » 23.05.08
Aumente o tamanho das letras:
12 | 16 | 20
O GP da Turquia 23.05.08
Escreva pra gente


Lewis
Os anos passam e cada vez mais fica sedimentada em mim que o genial Nelson Rodrigues não era apenas um escritor, era visionário e sabia como ninguém destilar o nosso povo, proferiu uma meia dúzia de frases lapidares que definem perfeitamente o caráter (às vezes até a falta dele) do brasileiro.

Vou me restringir a apenas duas de suas afirmativas convictas : Brasileiro tem alma de vira-lata e Toda a unanimidade é burra.

Quanto a primeira basta ler e analisar o que a grande maioria dos leitores escrevem sobre os nossos pilotos, em especial sobre o Massa. Não é bom piloto, ganhou por sorte, ganhou porque a Ferrari deixou ou, no mínimo, não fez mais do que a obrigação! Quando perde é porque realmente é um b..., é segundo piloto da Ferrari, qualquer moto taxi ou piloto de buzão é melhor que ele e por aí vai.

O Brasileiro confunde falar mal de si próprio com autocrítica, para parecer sincero e isento, fala mal até da mãe. Configura-se aí a primeira grande profecia do escritor sobre o nosso povo, a alma de vira-latas.

Depois dessa fase, vem a de “izspessialista” em tudo que cai em suas mãos. Em apenas dez minutos de assunto ou esporte o brasileiro médio já virou praticante desde a infância e já passa a tratar as pessoas no diminutivo, denotando uma falsa intimidade com as pessoas e o assunto abordado. É claro que toda a sua bagagem vem de leitura de almanaque e sem ao menos se conferir as fontes.

Estamos entrando agora na segunda profecia, a que se refera a toda a unanimidade ser burra, mas o brasileiro criativo como só ele conseguiu mesclar as duas profecias e criar uma terceira com vida própria que é a unanimidade burra vista por alguém com alma de vira-latas. É nessa que se encaixa perfeitamente essa massa (opss trocadilho sem querer, juro!!!) disforme que tem o mesmo discurso chato e monótono que inunda todo os blogs e sites que abrem suas colunas para comentários, como é o caso deste GPTotal. Se o Massa não fosse bom, não enfiaria tempo em cima de tempo em cima do chamado Iceman, que só ganhou o campeonato por uma conjunção astral entre o segundo decanato de cancer e o primeiro de áries, e porque o Massa saiu da frente para o mesmo passar, noves fora é claro.

O cara foi contratado pela maior equipe do planeta, bate pau a pau o campeonato com o atual campeão e ainda tem que provar para meia dúzia de babaquaras que a Ferrari não entende nada de F1 e tem ele como contratado apenas porque sua tataravó era vizinha da mãe do falecido comendador. Realmente deve ser por isso a F1 é tão família e sentimental.

Quanto ao Rubinho não preciso nem falar pois alguns pontos fora da curva já falaram o suficiente sobre o mesmo, piloto excelente que nunca foi empurrado por ninguém, apenas por seus méritos, conquistou seu merecido espaço na F1 sozinho e com uma boa parte da opinião pública e imprensa apenas fazendo troça e malhando o mesmo. Um viva para nossos hermanos portenhos que dão um valor imenso a Carlos Reutemann que na melhor das hipóteses e com muito boa vontade foi no máximo... um Barrichello.

De nossa safra de pilotos atual, o único que está devendo algo é justamente o filho do dublê de gênio com língua de trapo Nelson Piquet, e por ironia o único que chegou ao templo sagrado do automobilismo com o caminho todo asfaltado pelos dólares que custaram até alguns pratos de comida ao seu pai.

Sou fã do Piquet pai, mas como comecei minha narrativa com frase alheias, vou adaptar uma do irreverente, genial e mal educado Romário, O Piquet de boca fechada é um sábio.

Rubem Rodriguez González, Itaboraí, RJ

Escreva pra Gente | Topo


Edu,

você conseguiu expressar tudo aquilo que eu penso, nesta comparação do trabalho do nosso Rubens Barrichello em sua coluna Viva Rubinho!

Faço minhas as suas palavras. Valeu.

Clenio Vilela, Carmo do Rio Claro, MG

Escreva pra Gente | Topo


Caros Companheiros do GPTotal.

Kimi
Sou fanático por Formula 1 e sempre leio todos os artigos que as senhoras e senhores escrevem no GPTotal. Todos são, na minha opinião, muito bons.

Um bom piloto se faz e se mostra desde o início. Que me desculpem os patriotas, e eu também o sou; mas estamos atualmente mal servidos de pilotos na F1. Temos um grande piloto, isso é verdade. O Barrichello é sem dúvida um dos maiores que passou pela F1; mas nunca teve uma possibilidade concreta de lutar pelo título. Não tenho dúvidas que se ele ainda estivesse na Ferrari, seria este ano bicampeão mundial.

Nada mais nos resta. O Massa nunca foi grande piloto. É um piloto razoável; quase bom, para ser bem caridoso e patriota. Um bom 2º piloto para Ferrari. Mas não tenham dúvidas, é o segundo. Não adianta gerar expectativa. O Massa é absolutamente incapaz de lutar pelo título. Lembro da época da Sauber, quando sempre esteve abaixo do seu companheiro de equipe. Não há muito o que falar, basta entender um pouco do assunto e deixar o patriotismo de lado.

O Piquet (o filho), esse vai ser demitido da Renault antes mesmo do final da temporada. Já começaram as pressões em cima do garoto, que nunca deveria ter ido para principal categoria do automobilismo mundial. O nome, claro, ajudou. Afinal de contas, o Piquet que conheço (o pai), esse sim tem seu espaço garantido na história da F1. O filho até agora não sabe onde está, ou aonde vai. Ele é importante para o Alonso e aposto minhas calças que o Alonso será o primeiro a pedir a permanência do Piquet Filho na equipe. Querem apostar? Afinal de contas ele não incomoda em nada o Espanhol. É esse tipo de piloto que o Alonso quer como companheiro. Vocês não esqueceram a “confusão” que ele fez com o pobre do Hamilton no ano passado não é? Hamilton não servia para ser companheiro de equipe dele. Afinal de contas, era tão rápido quanto ele. Às vezes até mais. Nunca esquecerei a quantidade de besteiras e as barbarias que o Alonso fez com o estreante, que, como resposta; quase conquista o título mundial em seu primeiro ano. Disputou ponto a ponto com o bi-campeão a posição de número um na equipe Mclaren.

Bom, para concluir não poderia deixar de falar do Bruno Senna. Não gostaria de vê-lo na situação do Piquet filho. Será outra grande expectativa e outra decepção para a nação verde e amarela. Que ele não tente fazer o mesmo que o Piquet Filho, aproveitando-se no “nome” para passar um ano na F1.

Bruno Senna e Piquet Filho. Nossa senhora. Espero que o Bruno veja o exemplo e fique onde está. Afinal de contas o Piquet Filho é um “razoável” piloto. Bruno, nem isso.

Abraços

Firmo Neto, Recife

Escreva pra Gente | Topo


QUEREM SABER, EU ATÉ GOSTEI....

Kubica
Infelizmente eu não posso responder à pessoa que postou uma mensagem me chamando de comadre do Massa, por um único motivo a mensagem era anônima, mas de qualquer forma, fique claro que não me ofendi, pois falando de cima de meus 61 anos de idade, praticamente 30 deles vividos dentro das pistas, ganhando corridas e campeonatos, é verdade que em categorias sem o reconhecimento atribuído à Fórmula 1 que eu acompanho desde que se tornou possível fazê-lo neste país.

Mas entre as muitas coisas que aprendi nas pistas, em especial três me foram de grande importância.

1) Trabalhar junto com os mecânicos em busca do melhor acerto e rendimento. Meus grandes professores neste tópico, foram Nelson Piquet Souto Maior, Luiz Pereira Bueno, Atila Sippos e Paulo Roberto Hoerlle.

2) Ser humilde, meu mestre Antonio Lúcio da Matta, mais conhecido como Toninho da Matta, e para os mais jovens e desafortunados colegas dos GPTotal, pai do Christiano da Matta.

3) Respeitar todos, eu disse todos os demais competidores, de qualquer categoria, pois sempre reconheci a dificuldade que a grande maioria tem para chegar e se manter.

Assim sempre tive um enorme respeito pelo Rubinho, como tenho também pelo Nelsinho Piquet, pois tenho bem a dimensão das dificuldades que eles tiveram que superar, para sentarem em um Fórmula 1. Já o Nelson pai, não existe maneira de discorrer, tudo que o, as vezes cômico tri-campeão, passou para chegar lá.

Eu o conheci na época em que ele corria com um Polar na extinta Super V, transportando seu aparato em uma Kombi 1200, veículo que para chegar aos 65 km por hora, necessitava de uma longa reta em descida, e ele saia de Brasília para correr em Tarumã!

Emerson também encontrou barreiras quase intransponíveis em sua caminhada e uma a uma foi vencendo-as para chegar ao seu bi-campeonato. Já quanto ao Ayrton Senna, neste aspecto não há o que falar, pois o monumental tricampeão, foi talvez nosso único piloto a ter dificuldades em grau mínimo, para chegar lá, mas que tem que necessariamente ser respeitado por sua magistral conquista de três títulos mundiais.

Assim, concluo dizendo, se isto é ser comadre do Massa, assumo, eu sou, e tenho orgulho disso, como tive orgulho de disputar provas com todos os citados, menos a turma de Fórmula 1, ainda podendo acrescentar, o Chico Serra, o Paulão Gomes, o Ingo Hofmann, e também o Emerson e o Wilsinho entre outros.

Um grande abraço a todos

Carlos Alberto Petry, Taquara, RS

Escreva pra Gente | Topo


Sutil
É um prazer imenso poder escrever a vocês, registre-se aqui toda a minha admiração pelo trabalho feito neste site.

Revirei o GPTotal e li sobre o tema Barrichello, e o que tenho a dizer é que concordo com Eduardo Correa, justiça seja feita ao piloto brasileiro.

Destaco os seguintes pontos:

1 - A respeito da mudança dele da Ferrari para a Honda, então BAR, ao fim da temporada 2004, não se pode criticá-lo. a BAR foi vice-campeã e lastimo muito a queda de resultados da equipe de lá para cá.

2 - Como foi dito aqui no GPTotal, Rubinho erra pouco, e um título ao menos ele merecia. Creio que é tarde demais e ele não virá mesmo. Porém, pensem comigo, alguns campeões fizeram muito feio na F1 após serem campeões. Cito as trapalhadas que vi de Jacques Villeneuve, Nigel Mansel e Damon Hill. Vi esses pilotos desaprenderem. Saíram de grandes equipes e foram para a periferia e o que se viu foi uma chuva de erros. Barrichelo não, ele segura as pontas lá atrás. Se ele tivesse um título nas costas sua carreira seria mais bela do que muitos outros campeões.

Rubens não saiu da Ferrari por incompetência, e não foi para a periferia das equipes, foi para a vice-campeã.

Respondam-me: é demasia comparar Rubens Barrichello a pilotos que foram campeões? Na minha humilde e irrelevante opinião de simples espectador (porém apaixonado) da F1, existe a categoria dos Gênios: Senna, Schumacher, Prost, Piquet. Estes (claro que pra estas comparações temos que generalizar e omitir episódios) foram os que eu vi correr. São os caras que eram gênios, entre muitos outros adjetivos, porque davam show.

Depois, estão os ótimos pilotos que dependeram de fatores para serem campeões, aí é que Rubinho se deu mal, para nossa tristeza.

Perdoem-me pela ousadia por escrever aqui, não me acho merecedor de tal honra. obrigado.

Samuel Batista, Guarapuava, PR

Escreva pra Gente | Topo


Coulthard
Nosso querido Nelson Piquet, critico feroz de Rubinho, chegando ao sarcasmo, agora vê seu filho fazendo um besteirol sem tamanho, chegando à beira do ridículo. Seus comentários sobre o Nelsinho eram: “ele é muito rápido, vai ser um grande piloto” ou “esperem e verão”.

Pois bem: estamos vendo mesmo, prestes a ser demitido logo em seu ano de estréia, sua carreira pode chegar ao fim a não ser que seu pai ponha de novo a mão no bolso e consiga mante-lo até o final do campeonato, dando-lhe chances de dar a volta por cima. Torço muito para ele.

Fecha a boca Sr. Piquet, engula suas palavras, afinal seu filho não tem culpa de ter um pai falastrão, mal educado e cheio da grana.

Abilio Pavan, Mirassol, São Paulo


Comente 20.05.08
Escreva pra gente



SERÁ QUE PIQUET SERÁ UM PIQUET?

Nelsinho durante os treinos de sábado, em Istambul
Parece que as declarações otimistas do pai não têm se concretizado nas pistas. Nelsão (sempre que indagado) deixa bem claro as qualidades de Nelsinho como piloto sem ser nem um pouco modesto. Mas o que temos visto?

E não venham dizer que Alonso está botando o garoto no bolso (a questão não é essa), pois o espanhol está em outra dimensão, ou melhor, em outro planeta. Nelsinho está precisando aterrizar, colocar a cabeça no lugar e começar a admitir que a inexperiência na categoria e em vários circuitos sem a pressão da Renault tem sido seus adversários. Está na hora dele tirar da cabeça que é um grande piloto e com muita humildade reconhecer que precisa aprender o caminho das pedras, aí sim, ele vai mostrar o seu potencial. Nelsinho não é um fora de série (isso nós já vimos) mas tem qualidade e estrutura (equipe) para se tornar no futuro um campeão.

A safra de Pilotos Gênios não existe mais. A realidade da Fórmula 1 hoje é completamente diferente. Os maiores nomes da categoria são Alonso e Raikonnen. Eles se equivalem (eu, na minha opinião, acho Alonso mais completo) e só. Agora há bons pilotos que podem se tornar campeões (Massa e Hamilton), mas nada de excepcional. Vettel é um caso parecido ao de Nelsinho. Muita mídia da imprensa, mas na pista até agora não mostrou nada de diferente do que temos visto há algum tempo na Formula 1.

Vou lembrar novamente uma frase (que ironia do destino, não?) do próprio Piquet pai em uma entrevista, quando foi perguntado sobre o que ele achava do Barrichello: na Fórmula 1 você não melhora... ou você é bom ou não é!

Agora eu pergunto: O Nelsinho é ou não é?

Abraços.

Charles Dantas, Manaus

Escreva pra Gente | Topo


Caro Eduardo,

muito boa a crônica Viva Rubinho!

Parte da frota de caminhões da Ferrari
Infelizmente, no Brasil, ninguém entende nada de automobilismo. Nem de qualquer outra coisa. O Pelé, o brasileiro mais reconhecido e idolatrado do mundo, até hoje, é tratado como um imbecil entre nós. Sem falar do grande Émerson. Do Guga, que levou nosso tênis a lugares nunca antes alcançado. Bastou começar a perder, que já virou um aleijado, um inútil.

Nosso Rubinho, nunca teve paitrocínio para correr na Fórmula 1. Sempre foi convidado. Será que o Ross Brown, Jean Todt, Jackie Stewart etc, são tão idiotas, para continuar contratando o Rubinho?

Não. É porque ele tem talento. É o piloto que mais conhece um F-1.

Deu azar, por dois motivos:

1) é ético. O que não pode acontecer na F-1 e outras modalidades. Nem nosso Senna ou Émerson, escapam dessa condição. Lembram Senna x Prost?; Émerson x Unser Jr (ou Andretti Jr, não lembro...).

2) pegou o período Schumacher. Não fosse isso, seria campeão, no mínimo, duas vezes.

Minha modesta homenagem a esse grande brasileiro.

Abs,

Mário, São Paulo

Escreva pra Gente | Topo


Primeiro foram as "Viúvas" do Senna, e a coisa pegou mesmo. Depois, surgiram as "amantes" do Piquet, e mais recentemente as "Pensionistas" do Schumacher. E agora, nosso amigo Carlos Alberto Petry (que sempre falou em viúvas) inaugura um novo epíteto: "Comadres do Massa".

Abraços

(sem assinatura)

Escreva pra Gente | Topo


Ross Brawn chegando ao autódromo turco
Caros amigos

O Felipe não é um grande piloto. Todos que entendem o mínimo desse fabuloso esporte, sabem disso. Ele tem um grande carro e não consegue andar mais que o finlandês. É um piloto que não passa ninguém (ao contrário, é ultrapassado), e será em breve demitido pela Ferrari.

O Massa venceu, mas para mim continua sendo o segundo piloto da Ferrari. Não podemos esquecer que onde o Massa correu, ele sempre foi o segundo, ou pelo menos terminou atrás do companheiro nos pontos.

E o Piquet, (o filho). Nossa senhora. Esse será demitido da Renaut ainda este ano. Querem apostar? Que vergonha para o grande Nelson Piquet. Espero que o Bruno Senna não faça o mesmo e vá envergonhar o nome do maior de todos os tempos.

Querem falar sobre formula 1, me escrevam: firmoneto@yahoo.com.br

Abraços;

Firmo Neto, Recife

Escreva pra Gente | Topo


Oi pessoal

Detalhe do Renault de Nelsinho
Concordo plenamente e acho o piloto Felipe Massa nada de excepcional. Ele está na hora certa em uma equipe de ponta com o melhor carro e tem um parceiro que é muito inconstante: ganha uma corrida legal e, já na outra, não faz aquela maravilha de corrida.

O pessoal tem mania de colocar o piloto brasileiro em altares para ficar babando mas vamos ver se ele consegue fazer alguma corrida onde tenha que trabalhar um pouco mais. Sair na frente e acelerar é fácil com esse carro, mas nunca vi ele ganhar uma corrida vindo do fundo do pelotão.

Bem é minha opinião

Abraços a todos

Nevair Mangolin Molero, Osvaldo Cruz (SP)

Escreva pra Gente | Topo


Não chegou a ser perfeita, mas não há como negar que o Massa fez uma boa corrida.

Mark Webber
No entanto, parece que o pessoal da Ferrari torceu o nariz pois falaram que se ele tivesse ao menos tentado segurar o Hamilton por pelo menos duas voltas, o Kimi teria terminado em segundo e a Ferrari teria feito mais uma dobradinha.

Lewis Hamilton... Nada de especial. Companheiro fora da briga logo no começo, estratégia interessante e carro mais leve no momento da ultrapassagem.

Kimi Raikkonen... A largada até que não foi ruim... até o momento do toque. Depois disso... Fez o que deu e até que terminou bem.

Robert Kubica... Venceu mais uma vez a série B da F1. Se continuar assim, será campeão. Tomara que a BMW esteja no nível da Ferrari e da McLaren em 2009.

O resto...

Rafael, São Paulo

Escreva pra Gente | Topo


Glock
Concordo com o comentário do Maurício Jorge de Freitas, São Paulo, sobre o Nelsinho Piquet. O rapaz foi lapidado (será???) pela Renault e Flávio Briatore para ser uma nova estrela na F1. Briatore até disse que Nelsinho rivalizaria com Hamilton na categoria, já que os dois disputaram ponto a ponto o título da GP2 em 2006.

O problema é que esse período como piloto de testes da Renault não lhe valeu muito na hora do vamos ver. Ele teria (pelo menos na teoria) que andar muito mais próximo de Alonso, por já conhecer bem o carro e a equipe. Mas não é isso que vem acontecendo.

Creio que se ele tivesse aceitado o convite da extinta Spyker para ser seu piloto em 2007 não estaria tão mal agora. Claro que ocuparia sempre as últimas posições, mas essa quilometragem está lhe fazendo falta. Acho que se ele tivesse aproveitado a chance não estaria com um nível tão abaixo do esperado esse.

Não tenho nada contra Nelsinho e torço para que melhore, pois, equipes de ponta na Fórmula não costumam ter muita paciência com novatos sem resultados.

Grande abraço a todos

Cláudio Cardoso, Goiânia


Comente 15.05.08
Escreva pra gente



Sei lá, sei lá, sei lá...

Sim, o Massa é um bom piloto mas não chega a ser tudo isso que as pessoas falam. Acho que apesar de estar na Ferrari, para mim não está fazendo nada de maravilhoso.

Atrás dos boxes da Renault
Tempos atrás, quando estava na Sauber, não fez nada e foi demitido. Depois, retorna para a mesma equipe por imposição da Ferrari e continuou não fazendo nada. Já Rubinho sempre andou em carros ruins, fez pole, sempre chegou na zona de pontuação e quando foi para a Ferrari, venceu e mostrou que era tão ou mais rápido que o seu companheiro de equipe. Sua carreira realmente á vencedora.

Já Felipe Massa, para mim, será sempre um piloto de bom para médio quilate, está na Ferrari mas ...

Silvio Neto, Goiania

Escreva pra Gente | Topo


Bravo, bravíssimo!

A última coluna do Carlos Chiesa é daquelas que fazem a gente se apaixonar pelo GPTotal: simplesmente perfeita, trazendo a dose exata entre o bom senso e a boa informação.

Anderson Cardoso Rubin, Brasília

Escreva pra Gente | Topo


Prezados colegas do GPTotal,

Parabéns pelo site, que está cada dia melhor. E a coluna Entendidos, do Chiesa, realmente está sensacional. Atendo-me mais à Turquia:

Convincente vitória de Massa, que mostra algo que é bastante pitoresco nessa F1 ultramoderna e cheia de parafernálias eletrônicas: a identificação entre um piloto e uma pista. Nâo foi espetacular, mas, realmente, foi uma vitória com autoridade;

Garotas do grid
Hamilton conduziu a McLaren, ao meu ver, com maestria; andou em ritmo forte, sem erro, durante quase toda a prova. Penso, até, que mereceu a vitória. Ele está acordado, senhores...

Kimi teve o azar de um encostão em Kovalainen e, com isso, prejudicou sua corrida - que tinha tudo pra terminar em mais uma dobradinha da Ferrari. Kova, também, não pode fazer muito...

Kubica: o polonês está se consolidando como grande piloto. Tem todos os atributos para ser campeão mundial. Só lhe falta um carro. Queira Deus que, ou a BMW lhe dê isso logo ou ele venha para uma equipe vencedora. Pra mim, é o nome da temporada.

Barrichello e Piquet: sem maiores comentários, salvo a ultrapassagem de Nelson no Button. Ainda está devendo uma melhor apresentação, mas o filho do Nelsão pode ganhar ritmo nas próximas corridas...

Alonso: o Nano, infelizmente, não tem um carro pra vencer; mas mostra uma competência exemplar e, penso eu, ganhará em maturidade na pista ao longo de 2008. Se ficar na Renault e eles conseguirem dar o salto para vencer, é candidatíssimo ao título em 2009; nesse ano, não dá mesmo!

Para Mônaco, o que teremos? Ferrari, como no ano passado, mais lentas? McLaren na frente, com sobras? E as BMWs?

Luiz Rossi, Brasília

Escreva pra Gente | Topo


Detalhe do capacete do Rubinho - Clique para ampliar
Bela corrida!!! Grande vitória do Massa, se sente bem na Turquia, mas ainda falta muito para mostrar que pode ser campeão, a começar pela humildade.

Grande corrida do Hamilton, Kimi fez uma ótima corrida, se não fosse o problema na largada tinha feito dobradinha, a BMW manteve a vice-liderança e por aí vai...

Parabéns ao Barrichello pela conquista, ele precisava de algo assim para marcar sua carreira positivamente, depois de tantos altos e baixos, tantas promessas não cumpridas, tantas declarações infelizes, mas uma conquista dessas nos faz lembrar de coisas boas de sua carreira, como sua primeira vitória, em 2000...

Mais uma coisinha, concordo com o Chiesa sobre os animadores de transmissão da F1. Eu desisti de ficar nervoso com as asneiras ditas pelo Galvão, hoje vejo com um pouco mais de senso de humor, vejo a corrida e rio das besteiras que ele diz, complementado com as obviedades ditas pelo Reginaldo Leme e a puxação de saco ufanista do Luciano Burti.

Júlio César Rissa, Foz do Iguaçu

Escreva pra Gente | Topo


Senhores,

Vejam vocês como a vida dá voltas, como o slogan da Lusitana.

Fisico e Nakajima batem na largada
A imprensa, tanto nacional quanto a estrangeira, não consegue chegar a um consenso sobre o Felipe Massa. Ora é excepcional e, na corrida seguinte é execrado, como se fosse um cabeça-de-bagre. A mim resta claro que ele é um piloto que sempre foi extremamente rápido (óbvio, senão não estaria na Ferrari) e que comete erros. Porém, tem uma enorme virtude: está sempre em constante evolução.

É interessante notar que a carreira dele não foi meteórica como a de Lewis Hamilton, Michael Schumacher ou Raikkonen, por exemplo. Está ainda sendo construída, tijolo por tijolo, não é pré-moldada. Quando todos pensam que ela está a nocaute, se reergue com admirável volúpia.

Outra característica admirável em Massa, é que é um velocista nato e, exatamente por isso, está mais propenso a erros desmoralizantes, porque vez por outra passa do ponto. Aliás, lembro bem que no início da carreira de Senna na Fórmula 1, muitos o malhavam cada vez que ele se envolvia em uma batida, especialmente na época da Lotus. Não estou aqui comparando Senna e Massa, mas apenas lembrando que os críticos muitas vezes se precipitam ao qualificar um piloto.

Creio que se o Massa continuar evoluindo, como tem feito ao longo de sua carreira, ele será campeão, porque velocidade todo mundo já percebeu que ele tem de sobra e suas qualificações tem certamente demonstrado isso.

Outro piloto que demonstra como o mundo dá voltas é o Nélson Ângelo Piquet (não sei se o nome dele é acentuado, mas vou acentuar, a bem das regras gramaticais). O Nélson pai, embora tenha sido um fantástico piloto (e eu sempre fui seu fã), é um rematado boquirroto. Fala demais, quando muitas vezes deveria ficar quieto, mas é a tábua de salvação da imprensa, que sempre descola dele alguma frase que gera notícia. A última impropriedade que ele disse foi, mais uma vez, relacionada ao Rubens Barrichello. Afirmou que, na falta de um recorde melhor, ele tem esse de número de corridas.

Pois bem. O Nélson pai bem sabe que para chegar a esse recorde, é preciso que o piloto tenha muitas virtudes: velocidade, constância e sensibilidade para acertar um carro e transmitir informações aos engenheiros. O Rubens tem todas essas virtudes. É rápido (talvez nem tanto quanto gostaríamos, mas é). É constante e erra muito pouco. E é reconhecidamente conhecido como um piloto bom acertador, auxiliando muito no desenvolvimento do carro.

Kimi, 3o colocado
O motivo pelo qual eu junto a família Piquet e o Barrichello, deve-se ao fato do Nélson Ângelo, ao menos neste início de carreira na Fórmula 1, estar fazendo um campeonato próximo do medíocre. Classificações pífias e desempenhos em corridas ainda piores. Pode ser que ele melhore e espero que sim, mas a continuar nessa toada, fará seu paitrocinador pagar pela língua de uma forma que ele nunca imaginou.

Para se chegar ao recorde de corridas disputadas é necessário desfrutar de um certo prestígio. Algo que o Piquet filho jamais terá se não evoluir e eu digo evoluir muito! O Flávio Gomes, em comentário no seu blog, já afirmou que o Piquetzinho está percebendo agora que a Fórmula 1 é f....

Espero que o Piquetzão refreie a sua língua ferina, pois se não o fizer, algum jornalista terá que perguntar a ele: E então, seu filho ao menos foi digno de amarrar as sapatilhas do Barrichello?

O mundo continua girando, a Lusitana segue rodando, enquanto aguardamos as cenas dos próximos capítulos.

Maurício Jorge de Freitas, São Paulo

Escreva pra Gente | Topo

Comente 13.05.08
Escreva pra gente



Será que a McLaren chamou o Kovalainen na 2ª volta pra tirá-lo da frente do Hamilton?

Abraços

Nicolau, São Paulo






Interessante a sua idéia mas acho que o pneu do finlandês estragou mesmo no contato com o Kimi Raikonnen, que teve uma asa do seu Ferrari estragada.

Aliás, não sabia deste fato ao escrever minha coluna Viva Rubinho!, questionando o desempenho discreto do colega de Massa durante a prova.

Abraços (EC)

Escreva pra Gente | Topo


SOPA QUENTE SE COME PELAS BEIRAS

Massa comemora a sua vitória
Alô amigos detonautas. Me refiro àqueles que detonaram o Massa, pelo mau desempenho nas duas primeiras provas do ano. Bem como àqueles que já contrataram o Vettel para substituir o brasileiro.

Na verdade ocorreu que depois das duas provas da temporada o Massa se viu diante de um prato de sopa fervendo. Não se abalou e foi comendo pelas beiras, enquanto o meio do prato esfriava. Já é o vice-líder, com uma redução substancial nos pontos de desvantagem para o líder.

Assim convoquem-se os detonautas para se redimirem dos impropérios lançados contra a qualidade técnica do brasileiro. E a Ferrari vai bem, obrigado.

Parabéns Felipe, parabéns Titônio, e em especial parabéns a mãe desse menino, no seu dia.

Abraços

Carlos Alberto Petry, Taquara

Escreva pra Gente | Topo


E a corrida? vocês gostaram?

Massa foi muito bem, Hamilton e Alonso fizeram o que puderam e Kimi não deve ter tido muito juízo neste final de semana...

Parabéns ao Rubinho, que virou lenda. Não sei se é coincidência mas nas duas últimas corridas as imagens do Piquet Jr, sempre o mostram errando. Será que ele deveria se mancar e voltar pra casa? Ele é muito fraco...

Alexandre, São Paulo

Escreva pra Gente | Topo


Excelente a coluna Entendidos, de Carlos Chiesa.

Parabéns.

Ingo Hofmann, joinville

Escreva pra Gente | Topo


Patrese e Rubinho
Sensacional a coluna do Carlos Chiesa, especialmente pelo fato dele ter a mesma dúvida que eu tenho em relação a integridade dos carros da McLaren. Também acredito que algo está errado com os carros da equipe de Ron Dennis. Não seria a hora da FIA fazer uma investigação nos carros da equipe?

Por muito menos a Red Bull foi investigada nos treinos para o GP da Malásia desse ano. Porque será que a FIA não investiga os McLaren também? Tem coisa muito errada no ar na minha opinião.

Raphael, São Paulo

Escreva pra Gente | Topo


Sobre a coluna Entendidos, concordo com Chiesa.

Considerar Rubens Barrichello braço duro é injusto. Assim como acho injusto considerar sua carreira como vencedora. Um carreira regular seria mais apropriado, pois entendo que a alternância entre bons e maus momentos ficou nos 50%. Assim como os momentos excepcionais e os péssimos. Agora, braço duro, jamais !

Rogério Tófoli Kezerle, São Paulo

Escreva pra Gente | Topo


Nelsinho
Parabéns Carlos Chiesa!

Seu artigo não podia ser mais claro e preciso sobre a RG, Galvão e Cia, assim como a respeito de Rubens Barrichello. Isso é escrever sobre automobilismo !!

Marco Memoria, Rio de Janeiro

Escreva pra Gente | Topo


Amigos,

É que vocês não podem me ver, mas estou de pé e aplaudindo a última do Chiesa....

Parabéns, Carlos.

Marcelo Ferreira, Rio de Janeiro

Escreva pra Gente | Topo


E ai pessoal do GPTotal, tudo bem?!

Kovalainen
Queria neste espaço agradecer ao nosso GRANDE piloto Rubens Barrichello por torna-se o piloto com maior número de participações na história da Fórmula 1!

Um feito notável, pois não é qualquer um que atinge uma marca tão expressiva e fica tanto tempo na categoria máxima do automobilismo mundial! (Apenas citando alguns exemplos: Luciano Burti, Antônio Pizzonia, Michael Andretti, Justin Wilson)

Acordo todos os domingo de corrida desde 1990, quando ganhei meu primeiro álbum de figurinhas da Fórmula 1 e desde 1993 acompanho e reconheço no Rubinho o potencial de um campeão. Afinal não é qualquer piloto que em seu ano de estréia consegue em Donington Park andar por várias voltas na frente das Williams de outro planeta com uma Jordan ou crava uma pole position em Spa 1994 também com uma Jordan ou consegue outra pole só que de Stewart ou guia por cinco anos na equipe mais lendária da categoria, a Ferrari! na melhor fase dela, onde conquistou 9 vitórias, duas memoráveis: GP Alemanha 2000, tornando-se o primeiro brasileiro a ganhar pela escuderia do cavalinho, e GP Inglaterra 2003, sendo duas vezes vice-campeão atrás apenas de um certo Schumacher!

E infelizmente no Brasil não tem o reconhecimento que merece. É justificável pois ficam a debater-se há 20 anos tentando decifrar que foi melhor: o cerebral Piquet ou o velocista Senna, sem mencionar o nosso maior piloto da história, Emerson Fittipaldi.

Neste domingo cumpri meu ritual, de ligar a TV na vênus platinada e na rádio CBN e fiquei na torcida. Continue assim, Rubão, não dê bola para esta torcida do contra que apenas sabe tirar proveito do defeito alheio. É um pessoal frustrado em não conseguir seus objetivos profissionais e pessoais e aí ficam tentando desmerecer a qualidade de outros que nascem talentosos como no seu caso.

Parabéns Rubinho, pois você já conquistou tudo que a vida podia lhe oferecer de melhor tanto profissionalmente tendo trabalhado com pessoas do gabarito de Stewart, Schumacher, Ross Brawn, Jean Tod, entre tantas outras. Muito sucesso saúde e paz!

Acelera Rubens Barrichello Brasil!

Tiago Vieira de Brito, Florianópolis

Escreva pra Gente | Topo


Grande Vitória de Felipe Massa!!!

Rubinho seguido por Glock
Definitavamente está comprovado, assim como Senna foi o Rei de Mônaco, Prost o Rei do Rio, Felipe Massa é o Rei da Turquia, que alias deveria mudar de nome, por que não Império Turco - Otomassa?

Grande vitória do brasileiro, mostrando que o começo de temporada conturbado, no qual questionavamos seu péssimo rendimento, está sendo esquecido por uma plena recuperação no campeonato, no qual há de se ressaltar que Massa conquistou 28 pontos nas ultimas 3corridas, que isso fique bem claro!

Corrida perfeita, dominou quase de ponta a ponta, uma vitória com V maiúsculo. Ótimo segundo lugar de Lewis Hamilton, o inglês vai se recuperando no campeonato, mas mesmo assim sua equipe está devendo, a começar com a lambança cometida com seu companheiro de equipe Kovalinen que devido a um incidente no começo da prova, foi direcionado aos boxes para uma troca de pneus confusa da Mclaren que para mim, seu motivos. Será que o finlandês só tinha combustível para uma volta? pelo jeito a tática de se largar bem leve foi levado a sério demais pela equipe inglesa. o que de forma jogou Heikki para o fim do grid, e no final terminou na desalinhadora 12°posição.

O bom rendimento das BMW, com Kubica (ainda vou ver o polonês vencer uma corrida!!!) e Heidfeld, 4° e 5° respectivamente. Bom sexto lugar de Alonso, que está caindo na real que nesse ano a Renault só vai brigar pelos pontos.

Outro bom sétimo lugar de Mark Webber, que está acertando a mão, está no lema De Grão em Grão, a galinha enche o papo, mais dois pontos pra RBR. Dessa vez seu companheiro de equipe não bateu em ninguém. (Acredito que seja devido o dia das Mães, afinal iria desagradar alguma mãe de piloto em um eventual incidente, e pior a sua mamãe também). Mais um ponto pra Williams, com o persistente Rosberg.

Nelson A. Piquet: Péssimo final de semana, péssimo treino, péssima corrida, apesar que no final melhorou de rendimento, mesmo assim terminou numa desalinhadora 15° posição. Rubens Barrichello: Parabéns pelo recorde de Corridas disputadas, esse fato mostra sua perseverança e sua dedicação em sempre tentar mostrar sua capacidade em dirigir um carro de corrida, é um grande feito esse de Barrichello, que pena que o brasleiro só da valor somente ao que está ganhando. Já a corrida não da pra correr com um carro que apesar de ser bom de curva de baixa, é péssimo em curvas de alta e retas, diria Senna sobre a Honda É um pouco mais emocionante do que andar de taxi. A esperança de Rubinho está em Monaco. Boa sorte ao brasileiro!

Bem amigos, foi isso que achei dessa corrida, que no geral foi bem melhor que a da Espanha. Esperamos um bom GP de Mônaco daqui a duas semanas.

De minha parte um grande abraço!!!

José Jurandir Junior, Ferraz de Vasconcelos

Escreva pra Gente | Topo


Já que a F1 baniu o controle de tração, porque não acontece mais, principalmente na largada, aquela fumaça que saia do atrito dos pneus com o asfalto, como acontecia nos anos 80, por exemplo. Será que o composto dos pneus seria diferente daqueles dos anos 80, ou outra coisa, a ponto de não ocorrer mais esse fato. Gostaria de tirar essa dúvida.

Abraços

Leonardo, Anápolis






Oi Leonardo

Porque a eletrônica continua, dentro do regulamento, permitindo procedimento de descolamento (não sei se este é o termo mais apropriado) da embreagem e transmissão da potência do motor para as rodas muito mais precisos do que no passado.

Abraços (EC)

Escreva pra Gente | Topo
    Sobre tamanhos e ultrapassagens |  Arquivo de Comente  |  Envie a coluna  |  Voltar
anuncie | quem somos Apoio: Interactive Fan  |  Red Cube Tecnologia e Comunicação