Sessão Leitores
15.12.08 - Luis Fernando Ramos
Viva a crise
12.12.08 - Alessandra Alves
Carta ao editor
10.12.08 - Roberto Agresti
Soichiro triste
19.12.08 - Eduardo Correa
O site é de vocês, leitores!
27.10.08 - Luiz Alberto Pandini
Micos brasileiros III
mais
17.12.08 - Ricardo Divila
Ingo, grande Ingo
Grande respeito!
01.12.08 - Ernesto Rodrigues
Lastro ou nitro?
Bate neles, Rubinho!
mais
 
12.03.06
Confira a classificação
12.03.06
Pilotos e Equipes
mais
Home » Leitores » Comente » 23.10.08
Aumente o tamanho das letras:
12 | 16 | 20
O GP da China 23.10.08
Escreva pra gente
A coluna do Eduardo Correa, Os derradeiros pregos do caixão, expõe o cerne do problema que vem enfrentando a F-1 dos últimos anos. Em detrimento da competição e do desenvolvimento de tecnologias, Bernie Ecclestone e Max Mosley vêm mutilando a categoria, impondo regras esdrúxulas, substituindo circuitos clássicos, que sempre foram verdadeiros desafios para os pilotos e as equipes, por circuitos burocráticos em países com muito dinheiro e pouca, ou nenhuma, tradição na F-1.

Até aceito que sejam propostos fornecedores únicos para algumas peças dos carros mas, por favor, querer um mesmo fornecedor para motores é uma afronta à importância da categoria para o automobilismo mundial.

Aprovo a redução de custos na F-1. Nesse sentido, quando a intenção é essa mesmo, eu acho que mudanças devem ser tomadas para que todas as equipes possam caminhar com as próprias pernas e se manter competitivas no campeonato.

Mas o Max e o Bernie estão tão preocupados com o espetáculo, em transformar a F-1 em uma Nascar global que esquecem do que fez e ainda faz com que a F-1 seja considerada a categoria máxima do automobilismo mundial, que é a liberdade de competição e de desenvolvimento tecnológico. Espero que as equipes não aprovem este absurdo, e mais, que façam com que a FOTA se torne forte e faça valer seus interesses com mais força do que se tem visto nos últimos anos.

Um grande abraço.

Júlio Rissa, Foz do Iguaçu

Escreva pra Gente | Topo


Prezados Amigos do GPTotal

Confesso que não estou entendendo a idéia de padronização de motores, proposta pela FIA ; se na configuração atual, não podemos considerar os motores como padronizados, não consigo imaginar como seria tal padronização!

Proponho que façamos um breve exercício mental, somente para falar de motores, pneus e combustíveis.

- Atualmente a configuração é de 8 cilindros em "V" para todos;
- Os giros estão limitados em 19.000 rpm;
- O combustível é igual para todos, naturalmente com fornecedores diferentes, mas os parâmetros de octanegem e outros, são rígidos;
- Todos os motores, são obrigatoriamente, aspirados;
- O limite de durabilidade máxima, também, é o mesmo para todos, ou seja, duas corridas;
- O deslocamento volumétrico (cilindrada) é o mesmo;
- A Centralina que gerencia a eletrônica do Motor é padronizada e é fornecida pela McLaren;
- Os pneus são todos da mesma marca, Bridgestone;
- Os motores são produzidos por fabricantes distintos ( pelo menos ,por enquanto ) mas todos, quase com a "mesma cara" e a mesma "voz";
- Os compostos de pneus disponíveis, não são opcionais quanto à escolha, sendo obrigatório o uso de todos os compostos, por todos, durante as Corridas, salvo no caso de pneus de chuva, ainda que neste caso, exista o intermediário, o de chuva e o para tormenta, ou "Super-Chuva" como diz o famoso locutor.


E por aí, vai...

Desse modo, não sei onde quer chegar a Fia e o Sr. Bernie; Quem sabe, não seja a tal da "nascarização" termo empregado pelo Eduardo Correa largamente e que, infelizmente para nós que amamos o Automobilismo de Competição, parece estar sendo o rumo escolhido para a F1?

Ainda insisto que (na minha opinião) o ideal era a antiga e mais famosa das "receitas" em que era estipulado um máximo de 3.000 Cm3 para motores aspirados e até 1.500 Cm3 para motores sobrealimentados ( com turbo ou Blower ); Já a "arquitetura" dos motores era livre (6, 8, 10, 12 , 16) para citar as configurações mais empregadas.

Mesmo que alguém possa lembrar e com muita razão, que a predominância em quantidade era dos motores Ford Cosworth, mas não podemos esquecer, que em meio a eles, existiram, também, os legendários motores Ferrari, Renault, Alfa-Romeo, Lamborghini, Matra, BRM, Porsche, BMW, Hart,Tag-Porsche, Repco, Climax , Pratt & Whitney (tudo bem, neste caso é turbina, mas foi utilizada também, não foi ?) e outros, que eventualmente não tenham sido, por mim citados, por falha de memória.

Está claro que o que se pretende é a redução de custos,mas não me parece ser esse o caminho mais correto, ou seja, o da perda da Essência da Fórmula 1.

Que tal, começar a redução de custos,abolindo os "castelos sobre rodas" nos quais se transformaram os antigos, funcionais e suficientes motorhomes? E fábricas como a da McLaren, linda não resta dúvidas, mas seria necessário tanto?

Forte abraço à Família GPTotal

Paulo C. Winckler, Porto Alegre

Escreva pra Gente | Topo


MASSA, NÃO JOGUE A TOALHA!

Massa e Rubinho
A Fórmula 1 em 2008 nos reservou muitas surpresas e vemos que a aposentadoria do alemão Dick Vigarista em 2007 fez um bem muito grande para a categoria. Em 2008 vimos um Massa mais maduro e veloz empreendendo grandes momentos de pilotagem, mostrando que tem condições de ganhar ao menos um título mundial. Nelson Piquet, o Pai, disse numa entrevista que um piloto para ser campeão na Formula 1 não precisa somente ser rápido e veloz, ele precisa ser inteligente. Massa em 2008 fez o seu melhor e ainda mais duas temporadas para tentar ser campeão pilotando uma Ferrari, que seria inédito para o automobilismo brasileiro, já que Barrichello esteve no carro certo, mas na hora errada.

Falta o Grande Prêmio do Brasi em Interlagos e acredito que Massa ainda tem chances de vencer essa disputa com Hamilton. O Inglês se tranquilizou porque o seu carro desenvolveu bem na China e com certeza Ron Dennis deve ter dado ordens severas para que ele controla-se o seu impeto, que muitas vezes, o torna perigoso e irresponsável com ele mesmo e com a equipe, pois 2007 está sendo um espelho para 2008.

Mas a disputa ainda está aberta, nada nos garante que Hamilton possa repetir o resultado em Xangai, pois sabemos que a Ferrari vem forte para o Brasil e Massa pilota muito bem no autodromo paulista, sem falar na Renault e BMW que podem engrossar as primeiras filas. Tudo pode acontecer. Até uma chuva pode cair e mudar completamente a história dessa corrida.

Como todo brasileiro, sou FELIPE MASSA!

Abraços!

Charles Dantas, Manaus

Escreva pra Gente | Topo


Hamilton já escapa na frente
O Hamilton já consumou o fato de mandar alguem literalmente pro muro? AINDA não.

Ele pega tão pesado quanto como a disputa entre Massa e Kubica ano passado no Japão. E não considero aquilo maldade; considero arrojo (e um pouco de loucura). Se o que Hamilton faz na pista é maldade, Senna, Mansell, Gilles Villeneuve e Piquet pai eram o diabo reincarnado!

E não sou cega não: o Schumacher jogou o carro pra cima do Hill e do Villeneuve, estacionou no meio da pista (e olha que ele não era companheiro do Alonso)...

Kyna
Escreva pra Gente | Topo


Caros amigos

é uma barbaridade o que se lê neste espaço! Observem bem o comentário do Sr Fernando Marques:

”...aquele fiozinho de esperança que o carro do inglês quebre ou que o Raikkonen lhe dê uma porrada e tire-o para fora da corrida...”

Pneu furado para Kovalainen
O esporte não comporta este tipo de pensamento, até porque, o vento que venta lá venta cá. Imagine só o Kovalainen dando uma porrada no carro Massa pra garantir o titulo do Hamilton! O que seria comentado?

Pedro Henrique Neto, Porto Alegre

Escreva pra Gente | Topo


Oi amigos!

0,7 segundos. Essa foi a tônica desde os treinos livres no GP da China, a distância entre Hamilton e Massa, Raikkonen ficou a 0,5 e essa foi a tônica também na corrida. Perguntinha cretina: você já avaliou o que é 0,7 segundos em sua vida? Pois é, esses incríveis homens de carne e osso, com suas emoções etc. são separados da vitória consagradora para a derrota muitas vezes maldosamente ditas como fragorosas, por míseros 0,7 segundos. Se Massa enquanto tentou, manteve essa distância para o Hamilton, como chamá-lo de fracasso? Como dizer que ele é... limitado?

Ok. Vamos falar de outros, vamos virar o grid de cabeça para baixo, 1,9segundos, na F-1 isso é vergonhosos, vergonhoso para quem não está lá pois para ter essa enormidade como vantagem a McLaren gasta aproximadamente 400 milhões de dólares por ano, contra 329 milhões da Ferrari (segundo lí em algum lugar) e a Force India, 66 milhões (posso estar errado). Se alguém se der ao trabalho de dividir esses valores pelos segundos de vantagens alcançados durante o ano, para facilitar as contas, encontrará um absurdo astronômico. Só que aí entra outro componente: entra o piloto que consegue levar uma diferença de 0,3 segundos para uma equipe, como o Alonso levou para a McLaren, e está levando mais para a Renault.

Então eu pergunto: será que o Massa e o Raikkonen não estão tambem levando seus 0,3 ou mais para suas equipes, diminuindo uma diferença que poderia ser maior?

Também pergunto: será que infelizmente para eles Hamilton tambem não estaria levando para sua equipe sua cota de 0,3, ou mais? então como chamar alguém nessa profissão de incompetente, pé-de-chinelo ou algo assim? Não!!! Ninguém se prepara dez anos ou mais aprendendo, arriscando suas vidas, para no momento crucial, perder uma corrida por 0,7 segundos por volta, ou mesmo 16 segundos e mereça ser chamado por qualquer adjetivo maledicente.

Eu os admiro, os respeito, do Hamilton ao Magnunssen,do Glock ao Dumfries, do Trulli ao Herbert. Eles sabem o que fazem.





Parabéns Leandro Neves, de São Paulo. Atentíssimo a detalhes, confesso que não tinha percebido a diferença. Valeu!





Em 1989, nas 24 Horas de Le Mans, um piloto que fora ganhador no ano anterior tem a suspensão do seu Toyota quebrado, salta do cockpit e começa a consertar sozinho,os mecânicos correm para socorrê-lo e ele recusa a ajuda com receio de ser punido pela direção da prova. Duas horas depois consegue levar o carro para os boxes apenas para vê-lo quebrar de novo.

Sabem quem é ele?

O mesmo que começou a carreira como motorista de caminhão para Frank Williams: john colun crichton-stuart, Earl of Bute Dumfries. Marques de Bute, Conde de Windsor,Visconde de Ayr, Lord de Crichton de Sanquhare cummnock, Viscond Kingarth, Lord Montstuart Cumbrhal e Incharmock, Barão Cardiff, Visconde de Montjoy... Se não bastasse tudo isso, ele é descendente dos Tudor e dos Stuart.

Desculpem se me perdi em alguma vírgula mas acho que os súditos da Rainha não vão me trucidar por isso..

Durval Pereira, Salvador
Escreva pra Gente | Topo


Caro Luciano Gonçalves

Te dou integral razão nos comentários que fizeste sobre o que eu escrevi, a respeito do Dumfries, só lamento que tenha sido outro a responder pois ali estava contida uma provocação a um internauta que ultimamente tem insistido com veemência que eu fale seu nome.

Evidente que a Lotus a época tinha um carro e um piloto, como aliás foi na época do Emerson com um tal de David Walker de coadjuvante, que é exatamente o que o Dumfries foi, logo, dizer que o irlandes foi massacrado pelo Senna é no mínimo covardia. A similitude entre os dois Lotus, naquele ano era apenas a cor, como de resto a excessão de Prost e Berger, os demais nunca tiveram carro para fazer frente ao Senna fosse em que equipe fosse, talvez com uma única excessão que foi o Hakkinen, que estreou (na equipe) metendo tempo no brasileiro, o Prost fez o que se sabe, disputando com o Senna par e proa (como se diz no carteado) e o Berger foi contratado, pelos seus méritos, com a finalidade de ser SEGUNDO PILOTO, e foi um mero coadjuvante, mas com direito a carro igual, de ganhar corridas quando, e apenas quando o Senna não tinha condições de fazê-lo ou assim permitia, então, caro Luciano, tirante Prost, tudo que dsserem de companheiros de equipe do Ayrton, é só pra ingles ler. Mas infelizmente existem pessoas, que acham necessário provarem o quão grande foi Ayrton Senna, o que o próprio provou, dispensando comentários, com tres títulos mundiais.

Mas de qualquer forma obrigado pela observação.

Carlos Alberto Petry, Taquara
Escreva pra Gente | Topo


Sobre essa questão do Dumfries e do Nakajima, tenho somente o seguinte a relatar e a opinar:

1) Companheiros do Senna na Fórmula 1:

1984 - Stefan Johanson, Johnny Ceccoto e Pierluigi Martini, na Toleman
1985 - Elio de Angelis, na Lotus
1986 - Johnny Dumfries, na Lotus
1987 - Satoru Nakajima, na Lotus
1988 - Alain Prost, na McLaren
1989 - Alain Prost, na McLaren
1990 - Gerhard Berger, na McLaren
1991 - Gerhard Berger, na McLaren
1992 - Gerhard Berger, na McLaren
1993 - Michael Andretti e Mika Hakkinnen, na McLaren
1994 - Damon Hill, na Williams


2) Meus comentários sobre a relação do Senna com eles:

1984 - junte os três e você não tem nem um Andrea de Cesaris
1985 - a briga foi boa
1986 - sem comentários...
1987 - fala sério, né?
1988 - duelo de titãs
1989 - duelo de titãs II - a missão
1990 - Rubinho versão anos 90
1991 - que tal um churrasco lá em casa no final de semana?
1992 - que tal dar um rolê de jet-ski lá em Angra?
1993 - o massacre da serra elétrica
1994 - o aprendiz


O sueco parecia um modelo, o colombiano era mais chegado em motos do que em carros e o italiano... tadinho. O outro italiano era bom de braço. Tanto, que nas horas vagas era um excelente pianista. Deu azar com a chegada do Senna à Lotus, acabou saindo e encontrando a morte na Brabham. O promissor escocês era nobre, conde, se não me engano... Já o velocista japonês era pasteleiro ou sushiman nas horas vagas, se bem me lembro... rsrsrss... boa praça, mas...

O francês narigudo... bom, esse aí dispensa apresentações, era um adversário marrento, na pista e fora dela. Realmente foi um duelo de titãs, na minha opinião o maior que já houve dentro de uma mesma equipe, talvez numa mesma época (pelo menos entre 1988 e 1990, aí envolvendo também a Ferrari). O austríaco? Amigo de fé, irmão camarada. O americano? Playboyzinho, filhinho de papai. O finlandês, em início de carreira, se situando. Só algumas corridas junto do Senna. O inglês... bom, era o Damon Hill, né?

Acho que uma boa comparação da relação Senna X Johnny Dumfries é outra relação na própria Lotus, sob o manto sagrado das cores da John Player Special, quando Emerson correu com o Dave Walker em 1972.

Saudações a todos! E boa sorte ao Felipe Massa no dia 02/11.

Humberto Luís Mendes, São Paulo

Escreva pra Gente | Topo


Petry,

você está sendo injusto. O Satoru ganhou diversos títulos de expressão no competitivo automobilismo japonês, o qual já revelou grandes campeões para o mundo da F1. O Conde Dumfries também conquistou expressivos títulos antes de cair no engodo da Lotus na F1. E o Andretti se destacou em outra categoria que também revelou inúmeros pilotos fantásticos para a categoria top do automobilismo. Como tenho memória muito fraca, não consigo citar os nomes e os títulos conquistados, mas não tenha duvida que foram inúmeros e extremamente relevantes no mundo automobilístico.

Agora falando sério. Se o Hamilton perder esse titulo, acho que o Ron Dennis manda-o embora. Ou mata o cara.....

Se no ano passado, Hamilton entregou o titulo de bandeja, nesse ano a Ferrari resolveu retribuir. Realmente impressionante a quantidade de erros da equipe e de seus pilotos. Acho inclusive que ela falhou no caso da falta de motivação do Kimi. Sei lá, que colocassem uma garrafa de Absolut no bico do carro da Ferrari... Aí o cara ia voar na pista...

Rubinho parece que vai se despedir em Interlagos. Fico triste, não pela aposentadoria, mas sim pelo gosto amargo de “podia ter sido muito melhor” que fica para os torcedores dele. Acompanhei a carreira dele desde o inicio e acho que se ele tivesse tomado decisões diferentes, a carreira dele poderia ter sido bem vitoriosa. Acredito que nesse período que Rubens correu, apenas Hakkinen, Alonso e, Schumacher podem ser considerados melhor que ele. Não estou questionando suas decisões, pois não estava lá e não sei o que aconteceu exatamente. Mas se ele pode considerar sua carreira vitoriosa, eu como torcedor, NÃO! Poderia ter sido muito melhor...

Briatore
Não sei se Piquezinho estará na F1 no ano que vem e, sinceramente, se ele tiver que sair para o Di Grassi entrar, que saia. No meu entender, a estréia dele foi decepcionante. Um bom quarto lugar no Japão. Ficaram falando que a corrida dele na China foi ótima. Ele largou em décimo, ganhou duas posições por quebras e chegou em oitavo. Se isso é ótimo, preciso rever meus conceitos com urgência. Sei que na F1 atual as ultrapassagens são poucas, mas mais uma vez pergunto : Quando foi a ultima ultrapassagem do Piquezinho? Não sou o Briatore, mas se fosse, ele já teria ido embora antes do fim da temporada.

Espero que para o ano que vem a BMW continue sua evolução (que do meio do ano para cá parece que entrou em pause), que a Renault dê um carro de ponta para o Alonso, que Vettel tenha um carro de qualidade em suas habilidosas mãos, e que os brasileiros (ou o brasileiro, se só sobrar o Massa) tenham condições de acabar com a nossa secura de títulos.

Rogério Tófoli Kezerle, São Paulo

Escreva pra Gente | Topo


Carlos Alberto Petry,

Você não entende nada de F1! O Satoru Nakajima e o Johnny Dumfries só não foram campeões mundiais de F1 porque encontraram pela frente um companheiro de equipe que os deixou no ostracismo. Ahahaha... aquele nosso amigo (que não vou citar o nome, igual alguns fazem com o GB) sabe tudo e um pouco mais sobre a história da F1. Nakajima rapidíssimo? Ahahahahaha

Petry, desculpe a brincadeira.

Abraços,

Marcelo Kozak, Curitiba

Escreva pra Gente | Topo


Ao Amigo Leandro P P Souza, de Rezende

Caro amigo, dessa vez não entendi nada (Rs). Você deve ter ficado maluco. Por acaso você disse que se o Massa ganhar vai gozar com a minha cara? Jura? Foi isso mesmo? Olha, essa foi a piada do ano.

Bom, então que seja. Adoraria ver o Massa campeão, mesmo que seja para você gozer com a minha cara. Afinal de contas sou brasileiro e torço pelo Felipe, claro. De tudo que falei aqui, o que você conseguiu entender foi que eu não quero que o Massa seja campeão? Foi isso? Francamente. Ungüentos para você. Sinceramente... Chamem o ladrão, como dizia Julinho da Adelaide, melhor dizendo: Chico Buarque. Você não entendeu nada. Por sua culpa continuo famoso. Você insiste em não entender o óbvio.

Bom, meus amigos. O Massa pode sim ganhar. Afinal de contas o carro do Hamilton pode quebrar. O Hamilton pode encontrar algum desafeto em sua frente. O Raikkonen pode realmente deixar bater. Tudo pode acontecer. Eu não acredito. Isso significa que não torço para o brasileiro? Ao contrário meus amigos. Sou um brasileito patriota inconteste.

Mas, na minha opinião, se o Massa vencer o título, será por um golpe de sorte.. Sei que um bom piloto aparece com sorte, na hora certa. O Massa, em linhas gerais teve um melhor equipamento que o Hamilton o ano inteiro. Na grande maioria das provas, teve sempre o carro mais veloz e mais acertado. Mesmo assim ele chega na última prova do ano com 5 pontos de desvantágem... Isso é ser um grande piloto?

Se for para gozar de mim para o Massa ganhar, estou pretarado. Mas, meu caro Leandro, esteja também. Vencer o que ele já deveria ter vencido há 3 corridas, não o tornará um dos melhores. Caranto que não sou o ´nico a achar isso. Fica com Deus.

Firmo Neto, Recife

Escreva pra Gente | Topo


Amigos do GPTOTAL

Fiquei surpreendido com o GP da China, depois de várias provas eletrizantes assistimos uma corrida comum, com poucos destaques. Para nós ficou muito chata face a falta de velocidade do Massa. Eu esperava uma enroscada do Kimi com o Hamilton na largada, mas dessa vez o pole não deu mole.

A dupla da Ferrari
No pelotão de frente nada de surpresas, ou melhor, a surpresa foi o Nelsinho ter conseguido marcar um pontinho (coisa rara), de resto Hamilton voando, as Ferraris se arrastando, o Alonso babando e o Kova viajando. Acho que o Kova cai fora em 2009, vai trocar de lugar com Sutil; quem ainda tinha duvidas sobre ele, que tamava tempo do Físico, agora pode ter certeza que o cara é lento mesmo.

No pelotão de trás, a surpresa foi o Rubinho, chegou muito a frente do companheiro. Esta mostrando serviço, tomara que fique mais um ano na F1, até pq não sei se há outro piloto disponível mais rápido e experiente, ainda mais com as mudanças do regulamento. ( ô que que uma ameaça de dispensa sem justa causa não provoca em uma pessoa)

Quanto ao desempenho da Mclaren, a meu ver, não mostrou nada de excepcional, esteve como o esperado, o problema esta na Ferrari; eu não acho que a Ferrari parou de evoluir, ela andou para trás, somente conseguiu fazer volta boa com o tanque bem vazio e isso pq o Hamilton, depois de uma meia dúzia de voltas, já tinha começado a controlar a corrida, já não mais estava andando tudo que podia.

Longe de absolver os pilotos, acredito que a equipe Ferrari falhou novamente, o tal do Domenicali não deu conta de dirigir a evolução do carro e, no desespero, para não perder o campeonato, o emprego e o status, tomou o caminho errado, engatou a marcha ré. Da para perceber que não é só falta de evolução, com o tanque cheio o Massa era mais lento que o Alonso. Acho que aquela historia tem fundamento, preparou a sucessão do Shumi, mas não o fez com relação a chefia da equipe e esta pagando caro por isso.

Agora é no Brasil, ta difícil, mas quem sabe, uma lambança do Hamilton ou uma enroscada na largada e veremos o Massa campeão, e não vai ser a primeira vez que o piloto que esta na liderança perde o campeonato na ultima prova. A esperança é a ultima que morre!

Com o campeonato caminhando para a ultima prova posso dizer que foi um dos melhores dos últimos anos, muitas disputas, equilíbrio e vários vencedores. Acredito que em 2009 possa ser ainda melhor e com um campeão brasileiro (se a Ferrari deixar). E nos continuaremos comentando aqui no melhor e mais democrático site de automobilismo.

Um abraço a todos. Que venha o Brasil, ou seria, que venham ao Brasil!

Luiz Salomão, Biguaçu

Escreva pra Gente | Topo


Amigos,

Também acho que a Ferrari e o Massa perderam (entregaram) o campeonato. Fizeram muitas besteiras o ano todo, (a culpa vai para 50% piloto e 50% equipe) e assim vão entregar o título pro Hamilton. Só um milagre salva o Massa e o mala do Galvão. Acho que o Massa não andou bem nas últimas corridas por ter que levar o mala do Galvão agarrado no saco. Aja peso desta mala.

Pit stop de Kubica
Espero que pelo menos em Interlagos a Ferrari faça a dobradinha, o Alonso terceiro, o Kubica quarto e ponha um pouco de água no chopp da McLaren. Pena mesmo foi o Kubica não ter carro pra andar junto com o Massa e Hamilton. Acho ele melhor e torcia para que ficasse com o título. Com o acidente que sofreu em 2007 e voltou ainda mais forte este ano, acho que merecia.

Abraço a todos,

Jim Clark, Curitiba
Comente 21.10.08
Escreva pra gente



O carro de Massa tinha bigorna
Ola pessoal do GPTotal

Hoje, 20 de outubro, faz 17 anos que Senna se tornou tricampeão mundial de F-1. Que saudade não?

Pois é espero que o Massa possa ser campeão, pra gente poder resgatar os bons tempos.

Valeu pessoal, um abraço.

Aurélio Rafael, Piracicaba

Escreva pra Gente | Topo


Muita gente fala da afobação do Hamilton e dos seus erros durante a temporada como prova de seu imenso ímpeto e uma dose de imaturidade; é justo e discutível.

O que não vi gente comentar é que, depois do fracasso da Ferrari em Cingapura, quem parece ter perdido o rumo é o Massa. Assim na China como no Japão, Massa foi mal na classificação, mal na corrida e contou com a ajuda dos outros para ganhar seus pontos. Ele, que passou o ano todo batendo o Raikkonen, seja com carro mais leve, mais pesado, no seco ou no molhado, agora está totalmente apagado. Se não fosse pelas colisões no Japão, ambas ridículas e amadoras, e ajuda do Raikkonen na China, teria passado por ambas as provas como um coadjuvante e nem de longe lembraria um postulante ao título.

Pensando nas colunas da Alessandra Alves, pergunto: Será que o Massa mudou novamente?





Falando especificamente do GP da China, a corrida foi naturalmente chata e previsível. Aqueles que lembram como foi a prova de 2005 não devem estar espantados com isso. O circuito de Xangai, por mais imenso e impressionante que seja, é chato. Nós tivemos tremenda sorte com as provas molhadas e inesquecíveis de 2006 e 2007.

Hamilton dominou o final de semana e foi impecável. Vacabrava ou não, esse é o Hamilton que todos gostam de ver e que revoltou a F1 (a começar por um espanhol mimado) ao ser tão jovem, rápido e autoconfiante. Se não fosse pela garfada dos comissários na Bélgica, já seria campeão com todo merecimento.

Raikkonen teve seu melhor final de semana desde Spa e Massa esteve sempre apagado, longe de seu melhor. Alonso levou a Renault ao lugar que ela pertence, uma vez que Kovalainen esteve lento e abandonou e as BMWs não se adaptaram bem ao circuito.

Por falar nelas, é uma pena que o Kubica esteja fora da briga pelo título. Mas, ao ter se mantido nela por tanto tempo, dá provas incontestáveis de sua velocidade e maturidade. Resta saber quando terá um carro para brigar por vitórias regularmente. Heidfeld foi bem novamente. Também acho que faria muito se tivesse um carro melhor.

No mais, todo ponto vale e Piquet foi bem novamente.

Que venha o GP do Brasil. Que o Hamilton mantenha a cabeça no lugar e liquide a fatura!

Érico Calixto, Brasília

Escreva pra Gente | Topo


Pessoal,

O de Kimi não
Um fato que despertou a minha atenção no GP da China foi a incapacidade da Ferrari de acompanhar o ritmo da McLaren, nos treinos e na corrida.

Raikkonen, apesar disso, conseguiu um acerto melhor para o seu carro, tanto que esteve sempre com facilidade à frente de Massa desde o treino de classificação.

Percebia-se que, à Ferrari, faltava maior estabilidade mecânica nas curvas de baixa velocidade, pois, além da Williams, a Ferrari foi a única equipe que utilizou durante a maior parte do tempo da corrida os pneus mais macios, utilizando-os, inclusive, no primeiro terço da prova.

O curioso é que havia diferenças visíveis no acerto entre os dois carros, tanto que, na corrida, Massa estava utilizando a carenagem do motor com a barbatana, enquanto Raikkonen estava utilizando a carenagem do motor comum, à moda antiga.

Isto já havia ocorrido em corridas anteriores, principalmente na Hungria, onde, durante os treinos, podíamos ver os carros da Ferrari alternando o lay-out da carenagem várias vezes, na busca da melhor solução.

Fico me perguntando porque os dois pilotos tomaram rumos diferentes com relação a este lay-out, e chego à conclusão que deve ser em função do estilo de pilotagem de cada um. Raikkonen tem um estilo de pilotagem mais limpo, freia um pouco antes, acelera mais cedo, enquanto Massa freia mais dentro da curva, entrando com mais velocidade e saindo com menos velocidade do que Raikkonen, exigindo mais dos pneus.

Talvez este aparato aerodinâmico esteja funcionando melhor para Massa, já que proporciona maior estabilidade para o carro nas curvas de baixa velocidade, mas, provavelmente, neste circuito, com as características climáticas que eles encontraram, a solução encontrada por Raikkonen acabou sendo a melhor.

E o que ocorrerá em Interlagos? Será que a Ferrari vai encontrar um melhor acerto? A resposta teremos em duas semanas...

Abraços a todos

Leandro Neves, São Paulo

Escreva pra Gente | Topo


Caros Edu & Panda,

Coulthard e Nico
Não li todos os comentários, mas até onde li ninguém tinha atentado para um enorme detalhe: na última corrida do ano não pode ser usado o motor coringa! Regulamento deles, assinado no início do campeonato. Regra do jogo é definida antes do jogo começar.

Isso significa que LHamilton vem pra cá com o motor rodado na China, e vai ter que ficar com ele. Ok, ele não usou o coringa na temporada toda. Paciência, agora é tarde.

Mas somente isso não explica os 6 décimos por volta que o Hamilton aplicou geral em todo mundo, quando guiou como gente grande. O nego doido sobrou na turma. Ele soube tirar tudo do carro, como nenhum outro teve competência para fazer.

Agora, imaginar que o fato das Ferrari virem pra cá com motor zerado vai significar título para o FMassa, daí são outros quinhentos merréis.

Que dê a dobradinha, eles se vangloriam com o Mundial de Equipes, que é e sempre foi o que mais interessa. Na era MSchumacher, ganharam todos os que ele esteve inteiro, a partir de 98 até a era Alonso/Renault. E ano passado, por equipes, correram sozinhos. Querem e vão voltar a ganhar.

Quanto às chances de FMassa, sejam realistas: são praticamente nulas. Nem o companheiro de casa do LHamilton é o FAlonso disputando título (bom paca, mas que agora é Renault, terceira ou quarta força), nem o KRaikkonen vai mover uma palha pelo nosso glorioso chaveirinho, a não ser eventualmente ceder-lhe uma posição por ordem da equipe, com fez na China.

É esperar para ver o nego doido ser coroado por aqui, com menos de 90 pontos num ano de 180. Haja incompetência generalizada.

Abraços, e saudações alvinegras,

Alex, Brasília

Escreva pra Gente | Topo


Corrida sem grandes emoções. O grande momento da disputa foi na segunda volta, quando o Alonso passou o Kovalainen na reta oposta. A manobra foi sensacional, digna de um campeão do mundo. Se tivesse um bom carro desde o início, lutaria pelo título.

O Kimi Raikkonen andou bem e ajudou o Massa, o que eu não apostava. O Kovalainen, além de não apresentar boas atuações, falta uma dose de sorte. Exceto na Hungria, quando ganhou de graça a liderança, teve diversos problemas, como na Espanha, Turquia (toque com Kimi na largada) e Japão.

Lewis Hamilton, ora comete erros de principiante, ora é sensacional, como na última corrida. Ele é mais constante que o Felipe Massa. O Massa perdeu pontos preciosos na Malásia, quando errou sozinho, na Hungria, quando quebrou, e em Cingapura, erro grosseiro da Ferrari. Embora aposte no Hamilton, torcerei pelo Massa.

Agora é dia 2 de novembro no Brasil.

Diego Wendhausen Passos, Florianópolis

Escreva pra Gente | Topo


Minha Gente,

Owww corridinha mais ou menos... mais pra menos do que pra mais.

Todo mundo acomodado. Somente Alonso e Webber fazendo algo no início. Muito monótona! Espero que em Interlagos caia uma chuvinha (embora isso seja prejudicial a Felipe!) pra termos um pouco mais de emoção. E que Ron Dennis não mande travar o botão neutral do volante do Hamilton! Hehehe

Have a nice day, people!

Emil Muniz, Juazeiro do Norte

Escreva pra Gente | Topo


Se você não vê maldade nas atitudes de Lewis Hamilton na pista, você só pode ser cego.

Ricardo Jorge, São Paulo

Escreva pra Gente | Topo


Saudações a todos do GPTotal,

eu particularmente não gosto da idéia de padronização de motor e caixa de câmbio idealizado pela FIA. Esses pensamentos são criminosos e vão na contramão da história da F1.

Penso que há outros mecanismos mais interessantes a serem seguidos. Como utilização de outros tipos de combustível que poluem menos, proibição apenas do reabastecimento, diminuição da pressão aerodinâmica, talvez a volta de motores turbos, mudança na pontuação dos pilotos, talvez a comercialização de chassis e motores clientes, mais padronização de motor não!

Márcio Sergio, Araguaína

Escreva pra Gente | Topo


Ola amigos do Gepeto,

Rubinho
Decepção com a Ferrari é a minha palavra de ordem após o GP da China. Isto por que o mínimo que ela poderia fazer para compensar aquela falha absurda do pirulito eletrônico com o Massa era lhe dar um carro para poder brigar de igual para igual com o Hamilton. E no GP da China o que vi foi o Massa comer poeira desde os treinos. Por isso a decepção, pois Massa durante esta temporada foi para mim o melhor piloto dentro das pistas. Ele merece um carro melhor!

Não creio que o Hamilton seja tão absurdamente estúpido de cometer as mesmas bobagens cometidas no GP do Brasil ano passado. Veremos uma vitória do Massa, com dobradinha da Ferrari, e o Hamilton lá atrás comemorando o título.

Como torcedor fica aquele fiozinho de esperança que o carro do inglês quebre ou que o Raikkonen lhe dê uma porrada e tire-o para fora da corrida. Aliás o que seria a justa retribuição ao Massa face ao ocorrido ano passado.

Saudações rubro negras

Fernando Marques, Niterói

Escreva pra Gente | Topo


Bom dia a todos!

Bem, acho que agora ninguém mais vai ficar enchendo o saco com a história de que o Kimi deve ajudar o Felipe. Já estava irritado com a histeria que tomava conta da imprensa e da torcida (estes mesmos que tanto criticaram a Ferrari por conta disso...) por causa disso. Ainda adorei a forma com que o Kimi o fez, teve que, praticamente, parar o carro para que o Felipe o passasse, nem para acompanhar o companheiro para que se fizesse a troca nos boxes, tsc tsc.

Depois não querem que chamem o Felipe de limitado. Como já disse outras vezes, é um bom piloto, e só. Pode até ganhar o campeonato, o que não é tão difícil, mas isso não o fará um grande piloto...

Com relação à corrida em si, foi sem graça, dentro do script escrito nos treinos. Destaco o desempenho do Alonso, que andou no mesmo tempo das Ferraris a corrida quase toda, e do Kubica que, apesar de ter saído da briga pelo título, conseguiu se arrastar com a BMW até o 6º posto.

O campeonato de 2008 vai chegando ao fim e chego à conclusão de que a aposentadoria de Schumacher fez um bem danado à Formula 1, trazendo de volta o equilíbrio entre pilotos e equipes. Vejam quantas boas corridas tivemos este ano, quantas disputas por posição e ultrapassagens. Mesmo com a quantidade de punições impostas (às vezes por motivos esdrúxulos, e outras justíssimas) o que vimos, salvo (nem tão) raras exceções, foram disputas limpas, na pista.

Estou ansioso para ver o que a F-1 de 2009 nos trará de surpresas. Espero uma temporada ainda mais disputada que a de 2008. Espero ver, pelo menos, uns 5 pilotos disputando o título até Abu Dhabi. Mas fico triste com uma coisa... eu adorava o GP do Canadá...

Um grande abraço a todos e uma ótima semana!!!

Júlio Rissa, Foz do Iguaçu

Escreva pra Gente | Topo


O GP da China,

Fiquei impressionado com a tamanha facilidade com que a McLaren e principalmente o Hamilton dominaram este GP.

A Ferrari dormiu no tempo ou foi pega na sua própria arrogância? Este GP é meu e este é seu. Me preocupo com Interlagos. Se for nesta linha, Felipe que se cuide. Já não depende mais dele somente. Gostei muito da maturidade do Rubinho, nas entrevistas após a corrida. Acredito que ele tem ainda muita lenha para queimar na F1.

Nelsinho está se encontrando devagar. Espero que ele tenha mais um ano para mostrar seu potencial. Forca Felipe.

Um abraço,

Leonardo, Belo Horizonte

Escreva pra Gente | Topo


Reação Inglesa

Alonso passou Kovalainen
Tivemos um apático GP da China, com pouquíssima emoção, onde Lewis Hamilton comprovando a superioridade da McLaren em Shangai durante os treinos, venceu de ponta a ponta, sem se incomodado por ninguém. Não tem nem o que contestar, merecida vitória.

Corrida burocrática dos carros da Ferrari, onde Raikkonen correu num ritmo mais consistente do que Felipe Massa, mas devido as circunstâncias, teve que ceder posição para o brasileiro. Já esse ultimo fez uma corrida semelhante ao seu companheiro. Devido o que ocorreu com Massa durante o campeonato, estou lamentando até agora os incidentes ocorridos com o brasileiro, mas de nada vai adiantar lamentar.

Boa corrida de Fernando Alonso, que proporcionou pelo menos um momento de empolgação nesse Gp, quando fez bela ultrapassagem em Kovalinen. Boa quinta posição de Nick Heidfeld, que fez uma corrida regular e conseguiu pontos importantes para a BMW, devemos mencionar também, a boa sexta posição de Kubica, onde o polonês numa corrida de recuperação conseguiu chegar em tal posto, que pena que o Polonês de Aço não briga mais pelo título, mas parabenizo desde já a temporada dele.

Outro fato que me chamou atenção nesse campeonato, é que a BMW foi a única equipe que conseguiu pontuar em todas as provas do campeonato, nem Ferrari, muito menos Mclaren conseguiu fazer essa proeza. Boa sétima posição de Timo Glock com a Toyota, que se na corrida passada, andou rapido e não conseguiu terminar aquela prova, na China andou bem e ganhou mais dois pontos para a equipe japonesa. Boa oitava posição de Nelsinho Piquet, que assim como no Japão, andou bem nos treinos e graças a sua regularidade, conseguiu ganhar tal ponto. Não sei se vai adiantar para o brasileiro permanecer na Renault, mas também não é impossível do brasileiro não permanecer na equipe.

Rubens Barrichello: carregou a Honda nas costas, até hoje não entendi por que a Honda não renovou o contrato do brasileiro, seu companheiro de equipe está tomando um vareio, chegou em 17°. Já Barrichello conseguiu chegar em décimo primeiro, à frente de carros melhores como Red Bull de Mark Webber.

Daqui a duas semanas teremos o GP do Brasil, onde pela primeira vez teremos o título sendo disputado aqui por um brasileiro. Lembrando que essa disputa não está liquidada, pois trata-se da mesma situação do ano passado, e enxergando a grande capacidade de Lewis Hamilton cometer um erro, acredito que Felipe Massa pode sim ser campeão.

Um efusivo abraço a todos do GPTotal

José Jurandir Junior, Ferraz de Vasconcelos

Escreva pra Gente | Topo


Caros amigos,

agora eu digo como o Galvão em 1991 no tri do Senna: eu sabia, eu sabia, eu sabia ... A verdade é essa.

Está acabando o sonho do Brasil, de ter mais uma vez um piloto de Fórmula 1 campeão do mundo. Depois do fracasso do ano passado, quando o Felipe Massa liderava a equipe e permitiu o título mundial do seu companheiro Raikkonen, estreando a Ferrari; o brasileiro precisa vencer o GP do Brasil e torcer para o Hamilton ser sexto colocado; algo improvável de acontecer.

Sei que temos exemplos de 2007. O Hamilton mais do que ninguém tem de saber disso; mas acho que para 2008 o Inglês está melhor orientado. Em 2007 a obrigação era do Alonso e não do jovem debutante. Este ano a McLaren o tem como flor de ouro e certamente não se incomodará em perder horas com terapias, com objetivo de controlar o impulso do jovem inglês.

Não me venha, os amigos Gptos, dizer que a McLaren tinha o melhor carro. Não tinha. Posso até concordar que na China a McLaren parecia um pouco mais equilibrada, mas de uma forma geral, a Ferrari dominou a temporada. Na maioria das corridas teve um carro mais competitivo e não fosse os erros dela própria e dos pilotos, sairia facilmente campeã de construtores e de pilotos em 2008. Outra questão para se avaliar é que: uma equipe está superior a outra, quando os dois pilotos disparam na frente. Não vi o finlandês, companheiro de Lewis tão bem assim. Ou seja: não existiu, nem na China, uma superioridades tão grande assim.

Não acho difícil o brasileiro ganhar o GP da sua terra, mas, imaginar que o Hamilton não terminará ao menos na quinta posição é acreditar em papai noel. Ou seja: já era! Vamos continuar falando aqui de 1972, 1974, 1981, 1983, 1987, 1988, 1989, 1990 e 1991... E esqueçam que sou saudosista. Não era para ser?

Quem tem o melhor carro tem que vencer. Assim diziam Michael Schumacher e Alain Prost. Assim diz Firmo Neto.

Ainda há chances, mas não acredito. Um azar tão grande para a Mclaren seria um castigo imerecido.

Beijos para vocês e até 2009.. quem sabe.. Eu Sei...rs..rs





Amigo José Everson de Abreu, de Vitória.

Brilhante Hamilton
Já discordei de você em muitas, mas nessa eu concordo em gênero, grau e número. Temos mesmo que filtrar tudo que se lê aqui. Tem um companheiro, Carlos Alberto Petry, que insiste em me chamar de idiota quando digo que o companheiro do Senna em 1986 era um piloto promissor. Pode?

Tenho todas as revistas e reportagens da época. O cara era o cara. Super promissor mesmo. Em alguns comentários, previam até que ele fosse vencer o Senna. Acho que ele confunde (ser promissor) com (ser campeão) ou com (ter um futuro brilhante na Fórmula 1).

Caro Carlos Alberto, não tem nada com nada. Ser promissor, significa dizer que ele prometia, entende? O Ricardo Patrese era a maior promessa da Itália. O Andretti em 1993 era a grande promessa dos Americanos, assim como o Speed recentemente. Caro amigo Petry, isso significa que eles eram promissores, ok...? Você precisa entender que escrevo com fundamentos. Você está dizendo que o cara não conseguiu nada. Isso não precisa nem dizer, eu sei. Mas dizer que o cara não era promissor, é não conhecer de Fórmula 1 em nada. Tudo bem que você tenha seus comentários, mas fazer críticas pessoais infundadas, já é demais. Outra coisa, vê se aprende a dizer o nome de quem você critica. Comunicação séria é assim.

Aos leitores....

Jamais enganei ou menti aqui. Faço meus comentários aqui e no rádio, dentro do que vejo. É uma questão de interpretação. Quando falei do Dumfries, sei o que estou dizendo. Algumas revistas da Escócia e da Europa inteira viam o jovem piloto como uma das maiores esperanças da Fórmula 1. Aí escrevi, falando de alguns companheiros do Senna, e citei que ele era Promissor. Pronto, foi o estopim. O Carlos Petry perdeu minutos do tempo dele criticando isso que eu disse. Bom, mas ele era promissor, e agora? Não tenho culpa se ele não sabe o que é ser promissor. Tenho umas 6 revistas falando no assunto. Aí me vem um camarada, que parece que não entende o que significa a simples palavra promissor falar um monte de besteiras e agressões pessoais até. Peço que os leitores revejam o que está acontecendo aqui e filtrem, como disse muito bem o amigo José Everson, e leiam realmente o que tem fundamento.

José Everson, eu sei que estou sendo irônico. Isso é uma delícia. Agora me diz aí: o companheiro do Senna em 86 era promissor? rs..rs..rs..rs

Abraços a todos e que o Massa tenha sorte. Só assim...

Firmo Neto, Recife

Escreva pra Gente | Topo


É isso aí camaradas!

A decisão mais uma vez vem para o Brasil! Depois de uma corrida monótona, o Hamilton levou 10 pontos e agora tem 7 de vantagem pro Massa... igualzinho ano passado, só que eram 7 pontos pro Raikkonen.

Pergunta pra vocês do GPTotal:

Um raio cai 2 vezes no mesmo lugar? Será que o inglês vai aguentar a pressão de uma porrada de brasileiros sedentos por um título depos de 17 anos? Qual é a chance desse inglês maluco fazer a mesma c... do ano passado?

E a Ferrari? Vai ter condições de garantir pelo menos uma dobradinha? Bem que eles podiam mandar o Raikkonen atropelar o Hamilton mas duvido que façam isso, ia ser até feio... mas dane-se, o título viria pro Brasil. Tomara que mandem!

Eu torço pra cacete pro Massa levar essa, óbvio, por todos os motivos inerentes a ser brasileiro e tal. Mas também tô louco pra ele ganhar só pra poder tirar um sarro do mané, mala-sem-alça, saudosista, viúva do Senna, chato pra cacete, guarda noturno (nada contra os guardas)...enfim, vocês sabem de quem tô falando.

Força Massa!!

Abraços!

Leandro P P Souza, Resende

Escreva pra Gente | Topo


Caro Carlos Alberto Petry,

Alonso
Li seu post e não pude deixar de notar uma inconsistência quando você diz que o Dumfries, que correu na Lotus com o Ayrton em 1986, tinha o mesmo carro que ele. É claro que não se poderia comparar a qualidade dos pilotos, mas o carro também não era o mesmo. Como se sabe, a Lotus naquela época só conseguia preparar um único carro competitivo (e que mesmo assim quebrava muito mesmo na mão do Ayrton), e o Dumfries corria com as sobras, ou era usado como cobaia para testes de novos componentes. Acho que aquela temporada não poderia servir para medir seu valor como piloto.

Abraços

Luciano M. Gonçalves, São Paulo

Escreva pra Gente | Topo


O VELOCISSIMO NAKAJIMA (AFINAL QUEM FOI ESSE CARA)

Satoru Nakajima, tomou parte em cinco temporadas da Fórmula 1, foi inscrito para 80 provas, não se classificou em seis, marcou em toda sua carreira 16 pontos, é isso mesmo 16 pontos. Mas fez em uma prova a volta mais rápida, foi no GP da Austrália de 1989, prova em 70 voltas, que iniciou-se num verdadeiro dilúvio, na qual certamente poderiam chegar a sua frente, Prost que desistiu antes de se completar a primeira volta, e na qual acidentaram-se Piquet, Gugelmim, Guinzani, Mansel, Senna, Berger, Alliot, Brundle e De Cesaris, então o velocíssimo, que havia largado em 23º, terminou em 4º e com a melhor volta da porova alcançada quando já não chovia, no final da prova (volta 64).

Se alguém nesse GPTotal, tiver mais alguma informação para recomendar a titulação que foi atribuída ao japonesinho, por favor, escreva, que todos os leitores, semi-leigos e leigos, querem conhecer os expoentes da Fórmula 1, e o que eu coloquei acima, que eu saiba é tudo que exite sobre o velocíssimo.

Carlos Alberto Petry, Taquara


Comente 16.10.08
Escreva pra gente



Não entendo onde as pessoas enxergam maldade no Hamilton!

Massa nos treinos de hoje, na China
Um dia escrevem que querem ultrapassagem, no outro metendo a boca no cara que faz ultrapassagem... Não quer dividir freada? Quer guiar sozinho contra o tempo? Vai correr em rally...

Estamos aqui pra ver disputa. Daqui a pouco vão pedir pra marcar a volta e a curva em que cada um vai tentar uma ultrapassagem.

Gustavo, Ribeirão Preto

Escreva pra Gente | Topo


Prezados Edu & Panda, buenas

Se esta crise de grana persistir trazendo a tão anunciada recessão mundial, começando pelos Estados Unidos e Europa, atingindo o mundo todo, pode ser que tenhamos boas consequências na pistas: o fim dos caminhões de dinheiro financiando as "grandes" equipes podem decretar o fim da Fórmula Videogame, opss, Formula 1.

Talvez vejamos a volta de times pequenos como eram a Brabham do velho Jack, a Cooper do grande John e a McLaren do falecido Bruce brigando de igual com os reis dos trick-tricks de hoje, estas tais Renault, Ferrari (Ferrari?) e McRondennis.

Sonho que, com orçamentos cortados acabarão os botõezinhos, os controles disso e daquilo, os sensores prá aquilo outro, os câmbios tréc-tréc e os 268 engenheiros para cada carro, além de um time de 44 mecânicos em volta a cada reabastecimento. Voltaríamos a ver pilotos "mandando o sapato na barata"!

Kimi na grama
Pois é! Só com recessão, com falta dos "caminhões de dinheiro". Vejam que por falta de grana, por recessão, já no ano que vem já não teremos o GP da França, coisa sagrada desde a criação das corridas. Em compensação poderemos nos esbaldar com as emocionantes e tradicionalíssimas corridas em Singapura, Shangai, Barhein, Kuala Lumpur, talvez Mianmar, Toko-Ri, Timbuktu e a decisão final com o GP do Serenguéti, no meio dos gnús.

Que venha a recessão.

Abraços a todos,

Manuel Carvalho, Santos

Escreva pra Gente | Topo


Apesar de eu discordar um pouquinho só do Agresti em sua coluna Vacaloca, no sentido de que ainda não dou uma primazia tão absoluta ao Hamilton até ver o Kubica ter um carro à altura da McLaren, quero agradecer aos vídeos em sua matéria. Eu nem quero me repetir: o meu ídolo é Villenueve e essa disputa com Arnoux seria impensável hoje em dia.

O Scheckter, lambão por excelência e cujo filho mostra que ser lambão é quase genético, e principalmente o Gorila de Monza, Brambilla, que dava, digamos, uma emoção à mais na corrida. Não é ele que bateu na volta de consagração e ficou com o bico desse discretíssimo carro laranja pendurado? Não sei se é fato ou lenda.

Bem, abração ao Agresti e a todos aí do Gepeto. Valeu!

José Benedito Vizioli Libório, Piracicaba

Escreva pra Gente | Topo


Rubinho
Boa noite a todos

Só trazendo minha humilde opinião acerca dos comentários sobre as habilidades de Hamilton e Massa

Sobre Hamilton: não há como não considerá-lo um excelente piloto, visto sua pouca idade e experiência na F1. O grande culpado de uma futura e eventual carreira desprovida de títulos do inglês, se chama Ron Dennis. Explico: na temporada passada, Ron trouxe Alonso a peso de ouro para sua equipe. Era de se esperar a aposta, por parte de toda a equipe, no espanhol para o título. Ao invés disso, desprezaram toda a competência e experiência do mesmo (o melhor disparado da atual temporada), e jogaram toda a pressão do título no inglês, que perdido em sua inexperiência, o entregou de bandeja para Raikonen. Tudo isso pode ter ajudado a minar o emocional de Lewis, pelo que se vê em sua segunda temporada. Fora isso, Hamilton é bom sim, mas não vejo porque considerá-lo melhor que Massa.

Sobre Massa: o brasileiro é bom sim. Não o considero limitado. Voltem no tempo três ou quatro anos e constatarão que, a bordo de uma Sauber, foi o piloto que mais ultrapassagens realizou durante toda a temporada. Só que o mesmo vem amadurecendo e entendendo que na F1 de hoje, arrojo exagerado não trás título. Nas suas próprias palavras, o brasileiro vem guiando como um bundão. Acredito que sua temporada como companheiro de um certo heptacampeão somada a seus erros no campeonato passado e no início deste, o tornaram um piloto mais recuado e que pondera entre uma disputa de posições dispensável e o total de pontos ao final de um campeonato. Prova disto foi seu comportamento ao final do GP japonês ao ultrapassar Heidfeld e Webber, já que estava em décimo, não somando pontos. Nesta oportunidade, era tudo ou nada e pra Felipe, foi tudo.

Sobre sua capacidade na chuva, está óbvio que a Ferrari não anda na pista molhada. Ainda não se sabe sobre a capacidade de Massa nessas circunstâncias.

Pra finalizar, um comentário sobre Nelsinho: Este também não é um piloto ruim como a maioria vem clamando. Está a bordo da Renault e tem Alonso como companheiro. Briatore é o oposto de Ron Dennis. Não duvido nada que toda a equipe trabalhe mais no carro do espanhol e também não critico. Cada um com sua forma de trabalhar.

Fechando, se Hamilton não for campeão este ano e Nelsinho conseguir permanecer na F1 no próximo, acredito mais num futuro promissor para Piquet, pois com as adversidades que vem enfrentando, vai crescer cada vez mais, caminho que pode ser feito pelo contrário por Lewis, que pode ficar desmotivado por tentar, tentar, e não chegar.

Abraços a todos

Renato Henrique Fiume, Anápolis

Escreva pra Gente | Topo


Amigos,

notem uma grande coincidência que ocorre hoje na F1 com algo vivido 15 anos atrás.

Em 1993, Senna após ter assinado com a Williams, rasgou elogios ao time vermelho de Maranello, dizendo que a Ferrari era a equipe que mais evoluiria nos próximos anos e, dizem os mais próximos, que Senna já tinha um pré-contrato com a Ferrari para 1996.

Vejam o que Alonso disse hoje...

Alexandre Nami, Foz do Iguaçu

Escreva pra Gente | Topo


Concordo com o José Carlos de Macaé.

Heidfeld nos treinos de sexta, na China
O Alonso está muito na frente de todos os demais pilotos da atuais da F1. Se a McLaren tivesse optado por ele no ano passado e ele não tivesse saído da equipe em 2008, poderíamos estar assistindo ao tetra-campeonato do espanhol.

Como a Renault só está achando o caminho das pedras no final do campeonato ele ficou fora da briga mais uma vez. Chance para os demais que brigaram ponto a ponto até a penúltima corrida, quando Massa e Hamilton se destacaram.

Essa constatação nos leva a pensar se é justa a enorme quantidade de críticas ao Nelson Angelo Piquet. É claro que ele poderia ter feito mais, mas compará-lo com o Alonso é covardia. Espero sinceramente que o Briatore dê mais uma chance para ele no ano que vem.

Um abraço a todos e boa sorte ao Massinha! Que venha o nono título mundial!

Saulo Caram

Escreva pra Gente | Topo


Ao Adriano, que disse que estava na hora da Ferrari chamar o Schumacher para conversar com Massa e Raikkonen:

pelo jeito o Schumacher falou para o Massa antes da corrida: “quando você ver que o Hamilton, faz o que eu fiz com o Hill e o Villeneuve. Às vezes dá certo...

Kyna

Escreva pra Gente | Topo


José Everson de Abreu

Vettel
Em primeiro lugar devo agradecer pela orientação. Entretanto, existem doenças que fazem algumas pessoas pensarem que ou são Deus, ou pelo menos amigo íntimo Dele (sabes a quem me refiro) e isto (na opinião deles) lhes dá o direito de expor suas sandices opiniáticas, e que infelizmente encontram eco, ou ouvidos de pessoas menos avisadas, e inverdades faladas com freqüência e repetidamente, terminam convencendo alguns incautos.

Esta é a única razão que me faz responder as postagens do dono absoluto da verdade. Só para que tenhas uma idéia, o Dumfries, citado como promissor, aqui no site, correu uma temporada na Fórmula 1, fez três pontos em quinze corridas, em uma única temporada, na qual foi inscrito para 16 provas, não conseguiu classificação em uma, e tomou doril, ou seja sumiu, e veja bem ele andava com uma Lotus Renault turbo igual a do Ayrton Senna.

Mas se ninguém contestar a afirmação aqui lançada como se verdade fosse, pelo todo poderoso dos conhecimentos da F1, acabará convencendo alguns, com o detalhe que, até prova em contrário, vou ter como convicção, quando não encontra claquete, cria ele mesmo a sua.

Abraço meu camarada

Carlos Alberto Petry, Taquara

    Sobre tamanhos e ultrapassagens |  Arquivo de Comente  |  Envie a coluna  |  Voltar
anuncie | quem somos Apoio: Interactive Fan  |  Red Cube Tecnologia e Comunicação