Sessão Leitores
15.12.08 - Luis Fernando Ramos
Viva a crise
12.12.08 - Alessandra Alves
Carta ao editor
10.12.08 - Roberto Agresti
Soichiro triste
19.12.08 - Eduardo Correa
O site é de vocês, leitores!
27.10.08 - Luiz Alberto Pandini
Micos brasileiros III
mais
17.12.08 - Ricardo Divila
Ingo, grande Ingo
Grande respeito!
01.12.08 - Ernesto Rodrigues
Lastro ou nitro?
Bate neles, Rubinho!
mais
 
12.03.06
Confira a classificação
12.03.06
Pilotos e Equipes
mais
Home » Leitores » Comente » 31.05.07
Aumente o tamanho das letras:
12 | 16 | 20
O GP de Mônaco 31.05.07
Escreva pra gente


Como o Luis Fernando Ramos comentou em sua coluna de 27.05.07, uma das melhores coisas a se fazer nos dias atuais devido a falta de graça da F1 é jogar o bom e velho GPL.

Fica melhor ainda se joga on-line. Por esse motivo escrevendo para convidar todos para participarem do nosso campeonato de GPL, o GPL Brasil, que é disputada On-line nos domingos do GPs da F1 real.

Para os interessados é só entrar em contato pela comunidade no orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=30689628

Tio Punk

Escreva pra Gente | Topo


Sobre este domingo:

Graças a um RB eu consegui ficar acordado para ver aquela chatice. Pois, ô corridinha sonolenta!

*RB = Red Bull. Ah, eu não estou na Globo, então posso fazer merchandising numa boa...

** Deveria ter visto o Paulista de Automobilismo em Interlagos. Garanto que sairia de lá mais feliz...

Rodrigo Nunes Yoshihara

Escreva pra Gente | Topo


A MOEDA TEM DOIS LADOS.

O que vimos no final da prova foi a equipe McLaren garantir a dobradinha e conseqüentemente a liderança do Mundial de construtores e de piloto nada demais

Max e Flavio, uma dupla do barulho
Se o Ron Dennis deixa os dois duelarem corria o risco de ficar sem o resultado que interessava para a equipe e seria chamado de burro, imprudente, etc. Porém o que deve ser analisado é que se Hamilton tinha estratégia diferente e poderia ganhar a corrida na parada de box, então não concordo com a decisão de favorecer o Alonso mudando a estratégia do Hamilton, que foi muito mais brilhante no fim de semana todo. Aí sim esta atitude na minha humilde opnião está em desacordo com magnitude do esporte e se iguala a ordem de equipe da Ferrari naquele grande prêmio da Àustria em 2002 que favoreceu um de seus pilotos. Estamos no começo do campeonato, não era necessário e faz mal a imagem da F1 que já não está lá essas coisas.A FIA resolveu investigar a manobra da MacLaren apenas para dar satisfação a alguns.

A Ferrari foi muito conservadora para a prova, já que não tinha o carro mais veloz e equilibrado, deveria ter ousado no sábado e colocado menos combustível no carro do Felipe para ele largar na pole. Depois de garantir a pole eles deveriam ter um plano b,c,d para a prova, porque ainda assim tinham equipamento para na pior das hipóteses chegar na mesma colocação. Faltou ousadia e garra o que nos deixa um tanto quanto frustrado. O que vimos foi um trabalho mediano de uma equipe que tempos atrás era considerada a melhor nessas condições. Será falta de um tal alemão na pista e um Inglês nos boxes???

Um grande abraço a todos,

Leonardo da Silva

Escreva pra Gente | Topo


Flagrante nos boxes Haug, o chefe da Mercedes, lê o Red Bulletin, a publicação detestada por Ron Dennis
Gostaria de colocar em debate, as seguintes questões:

- Acho que definição da pole, hoje, decorrente do seu sistema, é praticamente uma mini-corrida; nada mais justo que premiar o pole; razoável 0,5 pontos, desde que o mesmo cumpra 80% da prova (evitaria assim, que numa eventual prova final, se usasse de artifícios a "La Schummacher/Ferrari");

- A volta mais rápida da prova também deveria ser premiada, com 0,5 pontos, desde que cumprisse os 80% da prova;

- O vencedor da prova receberia 11 pontos, e não os atuais 10; muito pouco os 2 pontos de diferença entre este e o segundo; evitaria assim, a ditadura da turma do pódio!

Marcos Roberto Banhara, São Bento do Sul/SC






Oi Marcos

Suas idéias são interessantes. Não há dúvida de que pole e volta mais rápida – que valia um ponto entre 50 e 59 - deveriam ser premiadas mas não concordo com sua proposta pelo simples fato de que não é da tradição da Fórmula 1 tal pontuação.

Mais: mexer na pontuação me lembra perigosamente a tal busca de espetáculo, esta praga que ainda vai matar a categoria.

Mudar a regra da pontuação acaba confundindo as coisas de tal forma que o público perde contato com as demandas do campeonato. Você conhece a regra de pontuação em Nascar? É tão complicada que desisti de entender e só posso imaginar que seja tão complicada assim porque os organizadores não querem que o público pense muito no campeonato e sim em cada corrida.

Imagino que para um organizador de Nascar seria o fim do mundo um piloto chegar aos pontos necessários ao campeonato antes da última corrida. Era capaz de reduzir o público e coisa e tal. Então, se embaralha a coisa de um jeito que só um computador é capaz de apurar a pontuação possível. E veja que mesmo assim, eles inventaram esse ridículo play-off.

Abraços (EC)

Escreva pra Gente | Topo


Não tivemos uma corrida emocionante este ano. Alias, faz tempo que não temos.

É chato acordar cedo, esperançoso e mal ter ânimo para abrir uma cerveja no fim da corrida para comemorar. Não precisa ser vitória do Massa. Sou fã de F1 e quero ver corridas boas. Acho que esse esquema de pontuação não anda funcionando. Lógico que todos aparecem com fórmulas mágicas, mas para que o piloto vai arriscar muito por apenas dois pontinhos ?

Rubinho com a mulher, Silvana
Aí vêm Galvão, Reginaldo e Burti elogiando o cara por estar correndo com a cabeça. Acho que nenhum fã de Fórmula 1 quer isto. Queremos de volta os pilotos correndo com o coração, com a alma. Lógico que em determinadas circunstancias é melhor garantir uns pontinhos, mas hoje não é isto que ocorre. Hamilton é líder, não ganhou nenhuma e está 5 pontos na frente do Massa e empatado com o Alonso que ganharam duas. Na pontuação antiga, ele teria 28 pontos e não 38. Será que é melhor privilegiar a constância do piloto em prejuízo do espetáculo?

Rogério Tófoli Kezerle

Escreva pra Gente | Topo


Sobre a corrida, já estou cansado de ler e tecer comentários referentes à chatice da corrida.

A única coisa que eu acho que deve ser dita é que circuitos como Mônaco onde o padrão de vida é altíssimo e se tem esbornias e iates a F1 nunca vai abandonar, nem vai exigir mudanças. Vocês já se perguntaram porque nunca foram solicitadas mudanças para o circuito de Hungaronring por exemplo? Será que é porque lá estão as mulheres mais bonitas da Europa? Ou será porque lá está articulado o melhor circuito de prostituição? Pois é, quando é para vir para um país com poucos recursos eles fazem milhões de exigências e sr. Bernie vive fazendo ameaças a realização de certos Gps.

Desculpem o mau humor mas achei que isso tinha que ser dito. Simplesmente me revolta algo como a F1 que movimenta tantos milhões, que envolve tantas forças econômicas do mundo todo, ser as vezes administrada como um circuito de férias de um playboy!

Sobre a atitude da Mclaren, não há o que comentar, a imprensa inglesa está fazendo furdunço porque querem ver um inglês vencendo.

Se vocês não lembram a Ferrari admitiu no Gp dos Estados Unidos do ano passado que "segurou" Felipe Massa alguns segundos a mais nos boxes para que Schumacher voltasse na primeira posição.

Kovalainen no túnel
Na Áustria em 2002 a Ferrari foi punida não pela troca de posições mas pela quebra de protocolo no pódio onde o Schumacher trocou de lugar com o Barrichello.

Tem ainda o igualmente ridículo episódio ocorrido em Indianápolis no mesmo ano.

Em Jerez em 1997 a própria Mclaren inverteu as posições de Couthard e Hakinen para corrigir um erro da equipe nas trocas de pneus que prejudicou o finlandes.

Na corrida seguinte em Albert Park, a primeira de 98, a equipe novamente repetiu o feito para sanar erros nas trocas de pneus.

Os fatos estão aí, possivelmente não falei todos dentre os mais recentes, creio que não vale a pena sequer comentar esse assunto por aqui, acho que temos coisas mais interessantes a falar.

Ps. Se alguém lembrar de mais algum caso desses... gostaria de relembrar.

Sidinei Gadelha,
Taguatinga

Escreva pra Gente | Topo


Olá pessoal do GPTotal!

Entre os vários aspectos que unem e separam Indianápolis e Monte Carlo, a chuva é uma delas. Enquanto que no principado a chuva é bem-vinda, pois transforma uma provável procissão à alta velocidade em uma loteria sobre muita chuva, em Indiana a chuva simplesmente acaba a corrida! No sábado, a metereologia indicava chuva em Monte Carlo e sol em Indianápolis. Ocorreu o contrário...

Se em Mônaco a procissão realmente ocorreu debaixo de um sol de rachar e das ordens de equipe "by Ron Dennis", em Indianápolis a chuva foi protagonista mais uma vez em quase cem anos de corrida. A chuva apareceu primeiro quando a largada foi atrasada em uma hora para o secamento total da pista. Quando Mary Hulman pronunciou as palavras mais famosas do automobilismo (Senhoras e senhores, liguem seus motores!), o motor do pole Hélio Castroneves simplesmente não ligou. O vencedor de 2001 e 2002 parece ter usado toda sua sorte nas suas conquistas, pois desde então tudo aconteceu com Helinho em Indianápolis.

Depois de quase repetir o papelão de Roberto Guerrero quinze anos atrás, Castroneves conseguiu largar na pole e então passou a disputar a liderança de forma feroz com o segundo colocado do grid Tony Kanaan. Os dois brazucas deram show na Brickyard, seguidos de perto por Sam Hornish Jr., o perigoso vencedor das 500 Milhas do ano passado. A primeira bandeira amarela causada por um acidente acabou com o passeio de Roberto Moreno por Indianápolis nesses últimos quinze dias. Moreno bateu de leve, mas acabou sendo levado para o hospital com dores nas costas, terminando mais uma de suas várias aventuras pelo automobilismo mundial.

Massa chega ao trabalho
Já nessa altura da corrida os carros da Andretti-Green mostravam estar muito bem acertados e Tony Kanaan já não tinha mais Hélio Castroneves no seu encalço, pois a Penske teve um problema na mangueira de reabastecimento e o brasileiro ficou literalmente na mão. A equipe Ganassi não tinha um desempenho excelente das corridas anteriores e Hornish fazia uma corrida mais de espera. Dos cinco pilotos da Andretti-Green, o piloto que menos se destacava era Dario Franchitti, ficando atrás até mesmo da Danica Patrick, que a TV constantemente mostrava brigando pela décima posição...

O tempo carrancudo de Indianápolis não dava trégua e um radar que o Luciano do Valle falava direto mostrava que uma chuva forte se aproximava rapidamente do autódromo. Se fossem completadas 101 das 200 voltas programadas, a corrida seria encerrada e sabendo disso, pilotos e equipes começaram a se preocupar com esse novo limite. Faltando poucas voltas para a volta 101, uma bandeira amarela apareceu com Marco Andretti em primeiro, seguido por Kanaan e a Danica. Na relargada, já com 109 voltas, Kanaan ultrapassou Andrettizinho na curva 1 e assumiu a liderança só para Phil Giebler estampar o muro de Indianápolis e causar mais uma bandeira amarela e a chuva cair com força. Bandeira vermelha.

Tony Kanaan traduziu bem esse momento: "Se eu fosse americano, a corrida já teria terminado." A chuva forte que caía sobre a Capital Mundial do Esporte a Motor praticamente determinaria o fim da corrida, mas como Tony é brasileiro... Nesse momento, fui para o computador para ter mais informações e passei então a ver a cobertura que o www.grandepremio.com.br dava ao monótono Grande Prêmio de Mônaco. Lá pelas tantas vi que a corrida tinha recomeçado! Fui para a TV, mas já tinha perdido mais de 30 voltas. Que ódio!

Nesse momento a corrida estava em bandeira amarela, com Kanaan ainda em primeiro. O Luciano contava as milhas para uma tempestade - "que poderia se transformar em tornado!" - iria chegar ao autódromo. Então Kanaan foi aos boxes... Franchitti assumiu a liderança e tudo parecia perdido. E ficou ainda mais perdido quando Kanaan tocou no carro de Jacques Lazier e rodou. Por sorte, Tony entrou nos boxes para trocar seu pneu furado, mas sua corrida estava praticamente terminada. A esperança brasileira estava em cima de Hélio Castroneves, que a essa altura estava em terceiro, mas na última relargada da corrida, Marco Andretti mostrou que ele realmente é filho do Michael. Numa manobra totalmente louca, ele tocou em Dan Wheldon no meio da reta oposta e saiu capotando. Pelas graças do Nosso Senhor Jesus Cristo, por pouco Mario Andretti perderia seu neto, pois o carro, acho eu, do Scott Sharp ia acertando o carro do Marco capotado, de frente. Se Sharp não freasse forte, ele acertaria Andretti bem no seu cockpit. Nesse momento, a tempestade desabou sobre Indianápolis e com 163 voltas completadas e o dia já raiando, a bandeirada foi dada com Dario Franchitti em primeiro, seguido por Scott Dixon da Ganassi e Helio Castroneves. Vítor Meiraandou bem e levou seu problemático Panther a lugares que nem mesmo o brasiliense esperava.

A esposa do Franchitti, a gata Ashley Judd, dançava na chuva e abraçava até os comissários da pista (será que Indianápolis está com uma vaguinha?) com um vestido pra lá de atiçante.

Após Jim Clark, Franchitti se tornou o segundo escocês a vencer as 500 Milhas. Mesmo fumando numa quenga, Kanaan teve a hombridade de dar os parabéns ao amigo, que bebia seu leite debaixo de uma garagem, tamanha era a chuva.

Com certeza, chuva e Indianápolis não combinam!

Abraços

João Carlos B. Viana (jcspeedway.blogspot.com)


Comente 29.05.07
Escreva pra gente



Meus caros Gepetos,

Sim, senhores. Monaquinho!

Mas que grandepremiozinho chinfrim! Mas que temporadazinha chinfrinzinha!

Acordo cedo e me emputeço. O que vejo na telinha? O tal Massa, brasileiro, competente apertador de botõezinhos. Me dão nos nervos os volantes, cada vez mais cheios de luzes & trique-triques.

Os carros agora mais parecem os alegóricos de escolas de samba, com aqueles "apêndices aerodinâmicos" E, pior, agora sabermos que dentro dos pneus vão uns sensores ligados ao laptop dos engenheiros, lá no box, que avisa o "piloto": You kissed the wall !

Que coisa!

Será que isto vai longe? Será que isto tem graça?

Jack Brabham
Saudades do velho Jack, "trabalhando" em Zandvoort !

Abraços,

Manuel Carvalho, Santos

Escreva pra Gente | Topo


O que fazer?

com esse GP chato, monótono, deve ser bom só para quem está lá, curtindo todo aquele glamour, mulheres bonitas, barcos maravilhosos, caviar e muita Mont Chandon.

Pela TV, na Vila Mariana, tomando uma cerveja, esperando o molho do macarrão ficar pronto é um pé no saco.

Sem disputa, não é corrida, é um desfile de carros andando velozmente.

F.Chaves

Escreva pra Gente | Topo


Olá amigos do GP Total!

A corrida foi mui chata, realmente.

Mas Mônaco é lugar para titãs. Lá ocorre a consagração dos maiores de todos os tempos. Basta ver o retrospecto:

Senna 6 vezes.
Schumacher e Hill (o pai, é claro) 5.
Fangio e Prost 4.

Alonso já ganhou duas em 5 corridas (a com a Minardi não conta, né?), e está cada dia mais assinando seu nome na lista dos grandes pilotos da história da Fórmula 1.

Ah, Massa não tem vez! Nunca foi bem em Mônaco, e nunca irá! Ele não é piloto p'ra ser campeão, é um mero ganhador de GPs. Isso não significa que ele não poderá ainda vir a conquistar um título. Mas ele é um Damon Hill, um James Hunt, um Keke Rosberg, um Alan Jones. Ou um Mansell, não é mesmo, Edu?!

Rubinho
E ter que aturar gente chiando por causa de "ação suspeita da McLaren". Apá! Isso é coisa de pensionista que ainda não recebeu o desconto mensal! E temos de notar outra coisa: essa notícia vem sendo fomentada pela BBC. A McLaren é de que país? E o Hamilton? E o Alonso?...

Eu concordo com o que disse o leitor Rogério Tófoli Kezerle: "Não acho que o Hamilton tomaria a posição dele se ficasse mais três voltas na pista, como era previsto para a primeira parada. Ele não estava tão mais rápido que o Alonso. Na primeira parada o Alonso estava uns 6 ou 7 segundos na frente do inglês. (...) se houve uma ordem para manterem as posições, ela foi correta. Qualquer risco toma dimensões extremas em Mônaco."

E a Globo quer porque quer que eu engula que o Massa é herói! Brincadeira de mau-gosto! Vão dominar Canadá e EUA? pode ser... só espero que o Raikkonen tome umas cachaças de novo e dê seus espetáculos. Ele é muito melhor que o Felipe. Só está num inferno-astral, e num conflito com companheiro de equipe cujo empresário é filho do diretor-técnico! só isso.

Alonso venceu legitimamente, mostrando que é, sim, o melhor piloto do mundo atualmente, e que é o mais forte candidato ao título. Será um tri-campeonato legítimo. 26 anos! Dá-lhe Alonso.

Abraços,

João Carlos

Escreva pra Gente | Topo


Olá amigos

Infelizmente a Formula 1 continua chata. O GP de Mônaco foi chato. Alias corrida em Mônaco para ser boa tem que ter chuva. Se não tiver, blau blau.

Pensando bem, creio que para ter corrida boa hoje na Formula 1 só se for debaixo de chuva. Aí passa a ser loteria, e a lógica vai para o espaço. Luiz Fernando Ramos foi perfeito. Nem andar na cola do adversário pode mais senão o motor derrete. E daí fica a pergunta: quando a Formula 1 vai voltar a ser Formula 1 de verdade?

abraços a todos

Fernando Eduardo Macedo Marques, Niterói

Escreva pra Gente | Topo


Caro Alexandre,

eu fui um dos privilegiados que vi o JP Beltoise ganhar em Mônaco, e que como disse o Eduardo Correa, o francês encarnou o capeta, e fez uma corrida espetacular, derrotando um segundo colocado que nunca havia perdido uma corrida na chuva, e depois dela nunca mais perdeu outro, ressalvando-se as quebras, o belga Jacki Ickx, que terminou em segundo, e fez tudo o que sabia para ganhar a posição do Beltoise.

Outro detalhe: a Ferrari inscreveu três carros sendo o terceiro para Mario Andretti, que não se classificou, pois teve problemas na tomada de quinta e não andou e no sábado choveu, sendo que naquela época o grid de Mônaco era limitado a 20 carros, Algum tempo depois conversando com um monstro da pilotagem tupiniquim, meu grande amigo Atila Sippos, sobre esta prova ouvi dele esta pérola, "a chuva separa os homens dos meninos", e que nós aqui do sul aproveitamos e acrescentamos, "Tarumã com chuva não é brinquedo de criança".

Um abraço

Carlos Alberto Petry

Escreva pra Gente | Topo


Novamente tenho que ler o comentário do Luis Fernando Ramos falando mal por falar mal. É o Arnaldo Jabor do automobilismo.

Se este é um site de apaixonados por fórmula 1, por que o comentário posterior à corrida tem que ser dado por alguém visivelmente mal humorado e irritado com tudo que vê na categoria?

Button, antes da largada
Não quero pintar o céu de rosa, mas por que não comenta sobre o campeonato? Sobre a importância que teve para o Felipe Massa a barbeiragem do Kimi. Ou sobre a sua consolidação como piloto principal. Ou sobre a decisão da McLaren ordenar que seus pilotos mantivessem as posições até o final da corrida. Ou sobre o Hamilton tentando quase irresponsavelmente mostrar até o final da corrida que tinha condições de disputar a liderança. Ou sobre a terceira posição que o Massa tirou quase surpreendentemente no sábado, arrancando aplausos da equipe.

Acesso o site diariamente, e acesso porque gosto de F1. Também fico contrariado com as decisões da FIA, mas no momento em que ficar tão revoltado a ponto de não conseguir comentar NADA sobre uma corrida inteira, eu paro de assistir. Acho que para o Luis Fernando Ramos valeria a pena então parar de comentar, já que seu trabalho como comentarista no site parece ser para sistematicamente falar mal de tudo na Fórmula 1. Escreve uma página inteira reclamando do óbvio - corrida em Mônaco é uma fila de carros.

Somos relativamente poucos os apaixonados por F1 no Brasil, e seu trabalho neste site não parece ajudar aos que se interessam.

PS: Se tivesse aguardado um pouco mais antes de comentar que estava chata também a IRL, poderia enriquecer mais os comentários com a bagunça que virou o final da prova por causa da chuva, mas a intenção não parece ser informar, só destilar mau humor mesmo, certo?

Eduardo Trevisan, São Paulo

Escreva pra Gente | Topo


Assim como o Campeonato Brasileiro, a Fórmula 1 está dividida em três divisões:

Na série A estão McLaren e Ferrari, disputando as vitórias e o título.

Kimi
Na série B estão BMW e Renault, pontuando constantemente e almejando talvez um pódio.

Na série C estão as demais equipes, brigando pelas migalhas do fim da zona de pontuação.

Este ano teremos, na disputa pelo título, o mais emocionante campeonato de 4 carros dos últimos tempos. Parece o cúmulo da contradição: a disputa pelo título emocionante com corridas chatas.

Foi o caso da corrida de ontem, quando nem os fantasmas de Mônaco apareceram. (Para completar o domingo modorrento, até as 500 milhas de Indianápolis ninguém sabe que hora acabou).

Na McLaren, Lewis Hamilton surpreende, acompanhando, no seu ano de estréia, o ritmo do bicampeão Fernando Alonso. Quem tem o mesmo ritmo de um piloto excepcional, também é excepcional.

Já na Ferrari, Raikkonen, depois de um bom início, já começa a ficar para trás. Bom para Massa, que vem conseguindo ser sempre mais rápido do que ele. Se conseguir chegar na frente do seu companheiro nas próximas duas ou três corridas, a Ferrari vai priorizá-lo como primeiro piloto.

Massa, aliás, vem lembrando bastante a trajetória de Nigel Mansell: um piloto que não teve muito destaque em equipes menores, mas que se tornou vitorioso quando teve um carro de ponta.

Achei interessante a observação do Luís Fernando Ramos sobre as alterações promovidas pela FIA nos últimos anos. Concordo em parte com elas.

Todas as mudanças efetuadas visavam a diminuição dos custos e o aumento da competitividade. Todas fracassaram. Por que? Porque não atacavam a origem do problema.

Os custos da F1 são altos devido ao fato de cada equipe ter que projetar, construir e desenvolver permanentemente seu carro. Não mexendo nessa regra, os custos não irão baixar. Ponto.

Hamilton
Em relação à competitividade, venho batendo na mesma tecla. No nível de tecnologia atual, não é possível haver real competitividade com carros diferentes. Qualquer pequena diferença de desempenho resulta em grande diferença de resultados.

A falta de ultrapassagens, por sua vez, é decorrente da aerodinâmica dos carros e da eficiência dos freios. Não mexendo nisso, não vai mudar nada.

A solução para estes três problemas seria uma só: separar quem constrói de quem disputa. Com as equipes adquirindo um chassi de um fabricante, não teriam que gastar os tubos para lançar uma nova asa a cada corrida. Com um ou dois tipos de chassi, haveria uma maior paridade no desempenho dos carros. Poder-se-ia, também, direcionar a construção de um chassi com uma solução aerodinâmica que fizesse com que o carro tivesse um melhor desempenho no vácuo do que de cara para o vento, e com freios não tão eficientes como os de hoje.

Qualquer outro tipo de mudança não passa de mero paliativo.

Para se ter emoção de verdade, como falou o Luís Fernando Ramos, o jeito é ir para os simuladores (o que fiz ontem).

Sérgio


Comente 28.05.07
Escreva pra gente



Êta corridinha chata... Não consegui nem me irritar com as bobagens do Galvão. É difícil até tecer comentários sobre uma corrida destas.

Alonso, o vencedor em Mônaco
Estão até criando uma polêmica sobre a mudança de estratégia da McLaren para favorecer Alonso. Não acho que o Hamilton tomaria a posição dele se ficasse mais três voltas na pista, como era previsto para a primeira parada. Ele não estava tão mais rápido que o Alonso. Na primeira parada o Alonso estava uns 6 ou 7 segundos na frente do inglês. Mas como foi uma corrida entediante, esta polêmica anima um pouco o debate pós corrida.

E também acho que, se houve uma ordem para manterem as posições, ela foi correta. Qualquer risco toma dimensões extremas em Mônaco. Para que arriscar? Lewis vai ganhar em breve sua primeira corrida, sem duvida alguma.

Rogério Tófoli Kezerle

Escreva pra Gente | Topo


Olá GPtos.

Nunca gostei do GP de Mônaco, uma pista estreita sem chances de ultrapassagem. O local pode ser lindo, mas para um carro de F1 deve ser horrível.

As corridas de F1 este ano tem sido realmente chatas, muito chatas, mas esse GP de Mônaco foi pior que o GP dos EUA com 6 carros.

A melhor parte deste GP foi o almoço de domingo, uma bela feijoada que preparei durante o GP no meu fogão a lenha. Rapaz! Tava bom demais...

E aquela porcaria de 500 milhas? Que lixo é aquilo? Os caras não podem correr na chuva Ridículo, ridículo, ridículo. Se o problema é segurança, coloca pneu de chuva e levanta o pé, ai a gente descobre quem é bom piloto.

Até o próximo GP sem graça.

Ricardo. Campinas

Escreva pra Gente | Topo


Pessoal do GP Total,

Gostaria de saber se alguem tem alguma opnião sobre o que acontece com a Honda 2007. Vi várias fotos dos aerofólios de todas as equipes atuais da F1 e reparei que todas as equipes usaram o artifício de uma segunda asa ou pelo menos um pedaço de asa em cima da asa principal. Até mesmo a Super Aguri equipe-irmã da Honda usa essa solução, mas não a Honda.

Apesar de todos os dólares (ou ienes) investidos pela Honda, a asa dianteira tem aparentemente a mesma solução aerodinâmica de 3 anos atrás. Será que todas as outras equipes estão erradas? Alguém opina?

Um abraço,

Sandro Monteiro






Oi Sandro

A Honda testou antes do GP da Espanha uma asa apoiada no bico do carro – pasme – no formato de orelha de elefante. Para benefício dos nossos olhos, ela não foi aprovada.

Abraços (EC)

Escreva pra Gente | Topo


Bom dia.

Fiz um apanhado de alguns vídeos dos F1 andando em Mônaco. Alguns são bem interessantes.

Luís Sérgio, Brasília

Mansell



Senna



Prost



Barrichello



Hakkinen



Alonso



Schumacher



Montoya




Comente 24.05.07
Escreva pra gente



Que tempo feio! E tem GP de Mônaco no fim de semana.

Alguém já disse que correr ali é mais ou menos como fazer uma corrida de cavalos na sala de casa. Mas ninguém perde esse GP absurdo. E já que é para ter emoção,que chova no domingo.

Assisti em 1972 ao único GP vencido por Jean Pierre Beltoise,a bordo de um BRM, debaixo de um temporal do cacete. Essa corrida merece ser lembrada. Talvez alguém da velha guarda possa escrever alguma coisa, tanto pela vitória do francês como pela equipe dele, que chegou a alinhar 4 ou 5 carros por corrida.

E, se chover domingo, vamos ver se o Hamilton também anda na chuva. Se andar,pode passar a régua. Não digo que ele ganhe nesse ano mas em 2008, podes crer.

Um abraço do

Alexandre






Assisti esta corrida, meu amigo. Era Dia das Mães!

Beltoise encarnou o capeta e correu como nunca na vida. Chovia tanto que Graham Hill sugeriu que cancelassem a corrida e promovessem uma regata. Confiram no vídeo:



Abração (EC)

    Sobre tamanhos e ultrapassagens |  Arquivo de Comente  |  Envie a coluna  |  Voltar
anuncie | quem somos Apoio: Interactive Fan  |  Red Cube Tecnologia e Comunicação